Criada em 30/09/2021 às 08h50 | Pecuária

Tocantins sobe uma posição no ranking e possui agora o 10º maior rebanho bovino do país, aponta IBGE

Na comparação entre as unidades federativas da Região Norte, o estado ocupa a segunda posição, perdendo apenas para Rondônia. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 29.

Imagem
De acordo com a pesquisa, o Tocantins subiu uma posição no ranking e agora possui o 10º maior rebanho bovino do país, com participação no total nacional de 4,2%. (Foto: Divulgação)

O rebanho bovino tocantinense cresceu 7,6%, no ano passado, e o número de cabeças de gado passou de 9 milhões. Já o valor de produção dos principais produtos pecuários do estado cresceu 20,5%, totalizando R$ 825 milhões. A produção de leite concentrou 75,9% deste valor, a de ovos de galinha, 23,8%, e a de mel 0,27%. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 29.

De acordo com a pesquisa, o Tocantins subiu uma posição no ranking e agora possui o 10º maior rebanho bovino do país, com participação no total nacional de 4,2%. Na comparação entre as unidades federativas da Região Norte, o estado ocupa a segunda posição, perdendo apenas para Rondônia.

O volume de leite produzido no ano passado (423,2 milhões de litros) foi superior ao de 2019 (399,3 milhões de litros). A produção tocantinense de leite aumentou 6,0%, enquanto o efetivo de vacas ordenhadas (521,6 mil) cresceu 5,6%, resultando numa produtividade de 811 litros de leite/vaca/ano.

O número de galináceos no estado registrou crescimento, com 8,787 milhões de cabeças, e superou o resultado de 2019 (7,982 milhões), variação positiva de 10%. A produção de ovos de galinha passou de 40,5 milhões de dúzias para 46,5 milhões, alta de 14,7% frente ao ano anterior.

Em 2020, o rebanho suíno do Tocantins registrou queda mais uma vez (-8,6%), totalizando 243,2 mil animais. Em 2019, o rebanho era de 266,4 mil cabeças. O número de matrizes de suínos (113,4 mil), por sua vez, teve alta de 5,2%, crescendo pelo quarto ano consecutivo.

Piscicultura

Assim como em 2019, a criação de peixes em cativeiro (piscicultura), em 2020, apresentou retração (-1,5%), totalizando 10,8 mil toneladas. O tambaqui continuou sendo a principal espécie produzida no estado, com 6 mil toneladas, ou 52% do total.

Como a pesquisa do IBGE não considera dados de pesca, a segunda espécie mais produzida no estado foi o pintado (17% do total) e a terceira o tambacu ou tambatinga (14,7%). Esses três tipos de peixe corresponderam a 83,7% da produção total do ano passado.

Destaques municipais

O município de Araguaçu encabeçou o ranking do rebanho bovino do Tocantins, com 380 mil cabeças de gado, seguido de Formoso do Araguaia (316 mil) e Araguaína (251 mil). No ranking do efetivo de galináceos – galos, galinhas, frangos, frangas, pintos e pintainhas – destaque para Darcinópolis, com quase 1,7 milhão de cabeças, seguido de Santa Terezinha (747 mil) e Palmeiras do Tocantins (668 mil).

O primeiro lugar na produção de leite de vaca coube a Colméia (15,4 milhões de litros). Araguatins ocupou o segundo lugar no ranking municipal com 14,5 milhões de litros e Araguaçu o terceiro (13,6 milhões). Já entre os principais produtores de ovos no estado, Darcinópolis ganhou disparado com 35 milhões de dúzias. Babaçulândia ficou com o segundo lugar (4 milhões de dúzias) e Fátima, com o terceiro (2 milhões).

Dados nacionais

Em 2020, o rebanho bovino nacional cresceu 1,5%, chegando a 218,2 milhões de cabeças, maior efetivo desde 2016. O Centro-Oeste respondeu por 34,6% do total (75,4 milhões). A maior alta foi na região Norte: 5,5%, ou mais 2,7 milhões de cabeças, somando 52,4 milhões. Mato Grosso segue líder, com 32,7 milhões de cabeças. Entre os municípios, São Félix do Xingú (PA), manteve a liderança com 2,4 milhões de cabeças. (Do IBGE)



 
Clique no ícone acima e assista a primeira parte da
reportagem sobre o Sítio Estiva, em Palmas (TO)

Clique no ícone acima e confira a segunda parte da reportagem
especial sobre o trabalho de Anízio Moura Filho e dona Maria Santa 



 

 




Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

SAIBA MAIS: 

NESTE LINK VOCÊ CONFERE O VÍDEO COM A ENTREVISTA E O PROGRAMA DE HOJE

Exportações de carne para a China são suspensas após Ministério da Agricultura confirmar casos de vaca louca em Mato Grosso e Minas

CONFIRA NESTE LINK AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA RELAÇÃO COMERCIAL COM A CHINA 



CONFIRA TAMBÉM 

Vantagens da pecuária intensiva têm atraído cada vez mais investidores na região oeste do Estado de São Paulo



CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA A COLUNA DESTA QUARTA-FEIRA EM O IMPARCIAL 

CONFIRA AS OUTRAS EDIÇÕES DO OESTE AGROPECUÁRIO 

CONFIRA TAMBÉM 

Empreendedorismo rural: Matemático e professora deixam profissões, passam a se dedicar ao campo e, em meio à pandemia, hoje administram sítio

Em meio à pandemia, conceitos básicos do empreendedorismo guiam casal Anízio e dona Maria Santa

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O TEMA 

Balde Cheio em Rede tem ajudado a mudar hábitos em propriedades que se dedicam à pecuária leiteira no Tocantins e Pará


Clique no ícone acima e confira o programa de hoje


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 
Clique no ícone acima e confira a entrevista


Clique no ícone acima e confira a reportagem


Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Clique no ícone acima e confira o programa


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Sicredi Rio Paraná PR/SP disponibiliza R$ 150 milhões para produtores rurais da região no Plano Safra

Com “Drive Rural”, Sicredi Rio Paraná PR/SP leva informações do Plano Safra a produtores

Assessor da Sicredi Rio Paraná PR/SP detalha seguro agrícola e dá orientações a produtores rurais

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SICREDI 


Clique no ícone acima e assista a entrevista

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo

Nova opção para atendimento dos cooperados: Sicredi inaugura agência em Araguaína, no norte do Tocantins.

“Somos parceiros do agricultor; Temos como objetivo de fazer com que ele cresça”, afirma presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP.


Clique no ícone acima e assista a entrevista


 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio 

 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário