Criada em 27/08/2019 às 14h54 | Agricultura

Ministério da Agricultura publica normas para o plantio de amendoim no Tocantins; regras precisam ser cumpridas

A portaria de Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do amendoim no Tocantins para a safra 2019/2020 foi publicada no Diário Oficial da União desta terça, 27. As regras citadas na portaria já estão em vigor.

Imagem
A Portaria destaca as melhores temperaturas para o amendoim. (Foto Divulgação iStock)

Daniel Machado
DE BRASÍLIA (DF)

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou, no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, 27 de agosto, a portaria que aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do amendoim no Tocantins na safra 2019/2020. A portaria já está em vigor e, assim, as regras citadas nela já estão valendo e precisam ser cumpridas.

O documento é assinado pelo secretário de Política Agrícola do Ministério, Eduardo Sampaio Marques. Na portaria, de n°168, foi anexa  anota técnica com todo detalhamento de autorização para o cultivo, inclusive com quadro de todas as cidades do Tocantins.

A nota técnica é clara também ao destacar as melhores temperaturas para o plantio. “Temperaturas médias diárias na faixa de 25ºC a 30ºC, com pelo menos cinco meses com médias acima de 21ºC, são as indicadas para obtenção de produtividades elevadas. Ocorrências de temperaturas acima dos 33ºC e abaixo dos 18ºC, principalmente nas fases de germinação e desenvolvimento inicial, são prejudiciais à cultura”, ressalta trecho da nota técnica.

Clique aqui e leia o documento na íntegra: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-168-de-22-de-agosto-de-2019-212642237. (Do Mapa)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário