Criada em 04/11/2020 às 07h52 | Pesquisa

Uva BRS Melodia chama a atenção no Semiárido

Uva BRS Melodia atraiu a atenção ao ser testada nos parreirais do semiárido nordestino.

Imagem
Produção da BRS Vitória e Petrolina. (Foto: José Fernando da Silva Protas - Embrapa)

Depois do sucesso da uva BRS Vitória, uma nova uva com sabor de frutas vermelhas, lembrando morango, a BRS Melodia, atraiu a atenção ao ser testada nos parreirais do semiárido nordestino. Além dos sabores diferenciados, que conquistam consumidores, as duas cultivares de uva também têm em comum a sua origem: são resultado do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho.

“Estamos investindo na criação de uvas sem sementes, tipo gourmet, com sabores especiais, como o da BRS Melodia, para dar novas opções para os produtores brasileiros aumentarem a sua competitividade”, destaca João Dimas Garcia Maia, um dos coordenadores  do Programa de Melhoramento da Embrapa, que existe há 43 anos. Dimas comenta que as novas cultivares são desenvolvidas a partir de cruzamentos tradicionais que usam como base mais de 1500 exemplares do Banco Ativo de Germoplasma.

Dimas destaca que a uva BRS Melodia foi desenvolvida e lançada no início do ano de 2019 como alternativa para a viticultura no Sul Brasil, em climas temperados, mas devido ao interesse do setor produtivo, desde o seu lançamento já está sendo avaliada na região do Semiárido por doze produtores, que irão produzir cerca de 21 ton/ha nesta fase de testes. Eles são viticultores e fecharam parceria de cooperação técnica com a Embrapa para participar no processo de estabelecimento das melhores práticas de manejo da cultivar nas regiões tropicais.

Na avaliação de Newton Matsumoto, um dos produtores parceiros, a BRS Melodia está apresentando um ótimo desempenho. “Ela tem características muito interessantes para o Vale do São Francisco, como apresentar um sabor diferenciado, ser resistente à chuva e não rachar as bagas, ter alta fertilidade e ter uma cor vermelha, que está em falta no mercado de uvas”, destaca ele, apostando no futuro da nova cultivar ao lado da BRS Vitória, que atualmente já é produzida em mais de três mil hectares, representando 15% da área das uvas da região.

Na região Sul do Brasil, a BRS Melodia é cultivada sob cobertura plástica e apresenta alta tolerância à antracnose e tolerância média ao míldio, ao oídio e às podridões de cacho. Seu manejo é mais simples em comparação às variedades do grupo Itália, mas muito semelhante ao da BRS Vitória. Com produtividade média de 25 ton/ha, a qualidade diferenciada da uva melhora com a aplicação de produtos para uniformizar a cor e tamanho das bagas. É uma uva crocante e de casca fina, fácil de mastigar.

Para o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, a parceria com o setor produtivo é uma receita com sucesso garantido. “Nos últimos anos nós temos ampliado a nossa colaboração, principalmente com os técnicos e produtores do Vale do São Francisco, a principal região produtora de uvas de mesa do Brasil. Em conjunto, geramos e testamos novos materiais com sabores diferenciados que irão auxiliar na competitividade da viticultura brasileira”, destacou.

Desde 2019, a BRS Melodia é avaliada no Vale do São Francisco. A previsão é que até abril de 2021 a Embrapa, em parceria com os produtores validadores, divulgue o sistema de produção da cultivar para a região tropical. Clique aqui e confira os detalhes da cultivar com sabor de frutas vermelhas. (Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário