Criada em 20/08/2017 às 18h42 | Agricultura

Termina nesta segunda prazo dado pelo governo a produtor para destruir 120 ha de soja por risco de ferrugem asiática

Conforme a Adapec, empresário estava produzindo a oleaginosa em 120 hectares sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e cadastro na agência, medidas obrigatórias.

Imagem
Imagem ilustrativa da ferrugem asiática na soja: produtor de Santa Rita do Tocantins deverá destruir lavoura (foto: Agência Brasil)

Acaba nesta segunda-feira, dia 21, prazo dado por órgão do governo do Estado para que produtor do município de Santa Rita do Tocantins (130 km de Palmas, TO) destrua 120 hectares de soja sob risco de contaminação da lavoura com ferrugem asiática. Conforme a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o plantio é irregular e feito dentro do vazio sanitário.

LEIA TAMBÉM

Produtor tem 5 dias para destruir lavoura sob alegação de evitar disseminação de ferrugem asiática

No último dia 16, a Adapec aplicou multa de R$ 8,4 mil e notificou o proprietário da área para destruição de forma química ou mecânica, conforme previsto na Instrução Normativa nº 02/2007-Mapa. Conforme a Adapec, o empresário estava produzindo a oleaginosa em 120 hectares, sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastro na agência, medidas obrigatórias. 

Abordada pelo Norte Agropecuário, a notícia repercutiu nas redes sociais. “E perigoso destruir a lavoura e depois concluir que nem era ferrugem”, afirmou o produtor João Marangoni. “Olha para que serve o governo! Arrumar estrada na época de safra nem a pau!”, reagiu Wanderlei Talevi. “Pôr um negócio desse na mídia e não for ferrugem aí está de brincadeira né? Com coisa muito séria”, declarou Wellter Souza.

O Norte Agropecuário não conseguiu contato com o proprietário da área. Solicitada a dar mais informações sobre o caso, a Adapec informou, por meio de sua assessoria, que só deve se manifestar quando for concluído o trabalho.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário