Criada em 25/06/2018 às 14h04 | Agricultura

Técnicos aprendem sobre gestão em Sistema Agroflorestal

Da teoria à prática, cerca de 40 técnicos de diversos órgãos voltados ao agronegócio, além de produtores rurais, estão aprendendo sobre Sistemas Agroflorestais com foco na gestão em propriedades rurais. O curso iniciou nesta segunda, 25 e segue até sexta, 29, na sede da Embrapa em Palmas.

Imagem
Cerca de 40 técnicos, entre servidores da Seagro, Ruraltins, Unitins, Embrapa e de empresas de Assistência Técnicas privadas, além de produtores rurais participam do curso em Palmas. (Foto Elmiro de Deus / Seagro)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

O curso de Capacitação em Sistemas Agroflorestais mostra a técnicos e produtores o passo-a-passo, da teoria à prática, na gestão em propriedade rural. O curso iniciado nesta segunda-feira, 25, encerra na próxima sexta-feira, 29, no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), região Norte de Palmas.

Na abertura do evento, a superintendente da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) Arlete Mascarenhas, falou da parceria para a realização do curso. “A parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de fundamental importância, principalmente, por levar essa tecnologia do sistema agroflorestal para os produtores rurais do Estado, segmento muito importante para o agronegócio tocantinense”, enfatizou.

De acordo com um dos instrutores do curso, Emiliano Santa Rosa, da Embrapa Agroflorestal Paraná, o curso mostrará todas as etapas dos sistemas agroflorestais, agregando as questões sociais, ambientais e econômicas de gestão numa propriedade. “Com isso mostraremos aos participantes as tomadas de decisões para melhoria da produtividade na propriedade rural”, ressaltou.

Os participantes são cerca de 40 técnicos, entre servidores da Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Embrapa e de empresas de Assistência Técnicas privadas, além de produtores rurais.

Programação

Nesta terça-feira, 26, na parte da manhã, os participantes deslocarão até a comunidade Marmelada, município de Palmas, saída para Aparecida do Rio Negro. Na comunidade serão escolhidas três propriedades para estudo de caso, ou seja, indicadores socioeconômicos para elaboração de um diagnóstico das propriedades.

Na sexta-feira, 29, será apresentado a todos os produtores da comunidade, um total de 20 associados, o resultado do estudo elaborado de gestão.

Segundo a engenheira ambiental da Seagro, Arlete Leite os técnicos estarão levantando os indicadores necessários para uma gestão produtiva. “Entre eles podemos citar: estrutura da propriedade, anseios dos produtores, aptidão produtiva e, o que produzir para alcançar a produtividade desejada”, argumentou. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário