Criada em 23/08/2019 às 17h50 | Agricultura

Ações para fortalecer empreendimentos da economia solidária no Tocantins serão debatidas em seminário

Nesta segunda, 26, das 8 às 12 horas, no Anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins acontece o Seminário Estadual de Políticas Públicas de Economia Solidária do Tocantins que objetiva fortalecer os empreendimentos de economia solidária no Estado.

Imagem
A venda do mel é um dos fortes empreendimentos no Tocantins

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

Os integrantes do Conselho Estadual de Economia Solidária no Tocantins (CEES-TO), Fórum Estadual e parceiros realizam nesta segunda-feira, 26, das 8h às 12h, o “Seminário Estadual de Políticas Públicas de Economia Solidária do Tocantins”. O evento que ocorre no Anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em palmas, contará com a participação dos conselheiros, 10 cooperativas de empreendimentos solidários e grupos de associações de todo Estado. 

Segundo a presidente do Conselho no Tocantins e engenheira agrônoma da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Francisca Marta Barbosa, no final do seminário, os integrantes vão elaborar uma carta política, contendo as principais demandas para o fortalecimento dos empreendimentos rurais e urbanos. “A nossa intenção é fortalecer, ainda mais, as ações da economia solidária no Tocantins e, diante das demandas levantadas em relação aos empreendimentos da economia, nas cooperativas e associações de grupos e comunidade, levaremos até as autoridades políticas competentes, os caminhos a serem tomados, nos governos estadual e federal”, enfatizou.

A presidente lembra ainda que, os princípios para enquadrar como empreendedor da economia solidária são: cooperação, autogestão e solidariedade.

Palestra

Na ocasião, a presidente Francisca Marta, ministra palestra sobre: “Desafios das Políticas Públicas da Ecosol no Tocantins”, entre os assuntos estão a rediscussão da lei estadual de economia solidária, fundo estadual de economia solidária, regularização sanitária, dentre outros.

Economia Solidária

O Programa visa promover a inclusão socioprodutiva, a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento justo e solidário nos 139 municípios do Tocantins, com vistas ao fortalecimento das relações de cooperação nos grupos e comunidades.

O seminário é realizado pelo o Fórum Estadual de Economia Solidária do Tocantins(FEES/TO) e Conselho Estadual de Economia Solidária do Tocantins (CEES/TO).

São parceiros também no seminário, Seagro, Ministério da Cidadania, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Cooperativa de Técnicos da Extensão Rural (Coopter), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Programação

8 horas – Inscrições

8h30 – Agência de Fomento – Banco empreendedor – Betânia Bernardes Silva/Sr Jose Messias – Secretário/Setas

9h15 – Projetos e Fundos da Ecosol – Sr. Raimundo Gonçalo – Gerente da Inclusão Produtiva/Setas

9h30 – Controle e Social das Políticas públicas da Economia Solidária no Tocantins – Prof. Dr. Édi Benini -  CEES-TO/NESOL/UFT

9h45 – Execução do Projeto Ecosol Territorial – Impactos e resultados – Município de Araguatins/Gestor

10 horas – Desafios das Políticas Públicas da Ecosol no TO – Marta Barbosa – Presidente do CEES – TO

10h15 – Cooperativismo Solidário no Tocantins – Execução de convênios – Sr. Antônio Moreira Filho. COOPTER/UNICAFES/PECSOL – Presidente da COOPTER

10h30 – Experiência da CONSAUDE com a Economia Solidária em Porto Nacional e Região – Senhora da Luciana da CONSAUDE – Porto Nacional

10h45 – Lanche

11 horas – Abertura para debates e esclarecimentos das falas

11h30 – Encaminhamentos

11h40 – Elaboração da carta política

12 horas – encerramento

Adesão ao Fórum de Economia Solidária – FEES/TO – no decorrer do Evento. 

(Da Seagro) 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário