Criada em 17/01/2018 às 02h02 | Agricultura

Em Campos Lindos: Ruraltins inaugura na próxima sexta-feira 97º escritório no Estado do Tocantins

Neste primeiro momento, o espaço do Ruraltins irá funcionar na sede da Secretaria Municipal de Educação. A prefeitura irá custear a água, aluguel, energia elétrica, internet, dentre outros serviços.

Imagem

Lúcia Brito
DE PALMAS

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município de Campos Lindos, localizado a 569 km de Palmas, na região norte do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) inaugura oficialmente na próxima sexta-feira (19), às 16h, o escritório local do órgão. A solenidade contará com a presença do presidente, Pedro Dias, de servidores, produtores rurais e de autoridades locais.

De acordo com Ádria Silva de Sousa, chefe da unidade, neste primeiro momento, o espaço do Ruraltins irá funcionar na sede da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de incentivar os produtores a melhorar a qualidade de vida no campo.

“Em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, estamos presentes em Campos Lindos visando o fortalecimento da agricultura familiar na região, além de atender o pequeno e médio produtor, com ações de assistência técnica e extensão rural dos programas Oportunidades e Ater para Médios Produtores, que já estão sendo trabalhadas por nós aqui”, informou a chefe da unidade, complementando que a prefeitura irá custear a água, aluguel, energia elétrica, internet, dentre outros serviços, destacando ainda que “as principais atividades agrícolas do município giram em torno da horticultura, cultivo de grãos e pecuária de corte”.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, agora será mais fácil acompanhar as atividades desenvolvidas na localidade, buscando sempre a promoção sustentável da agricultura familiar.

“Nosso compromisso é com o desenvolvimento do produtor rural, principalmente os agricultores familiares. Por isso, não medimos esforços para que os atendimentos dos técnicos do Ruraltins alcancem todos os municípios, levando em consideração o potencial produtivo de cada região do Tocantins”, avaliou.

PRESENÇA DO RURALTINS

Atualmente, o Ruraltins conta com 96 escritórios em todas as regiões do Tocantins, onde atuam mais de 400 extensionistas rurais. Esses profissionais oferecem serviços de assistência técnica e orientação ao produtor quanto ao plantio e condução de lavouras para produção de grãos, cereais, frutas e hortaliças; criação de bovinos de corte e leite, além de pequenos animais como galinhas, ovinos e caprinos. As orientações chegam também nas áreas de apicultura, piscicultura, projetos de irrigação, projetos de crédito rural e cursos de capacitação para os agricultores.

Segundo dados do IBGE, o Tocantins conta com mais de 56 mil agricultores familiares, destes, o Ruraltins, em 2017 assistiu 25 mil produtores sem repetição, realizando 45 mil atendimentos com repetição nos 139 municípios do Estado. O público alvo beneficiado está distribuído entre indígenas, quilombolas, ribeirinhos, agricultores tradicionais e familiares, além de médios produtores rurais. (Da assessoria de comunicação do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário