Criada em 25/10/2023 às 08h35 | Agricultura

Tocantins promove atividades para desenvolvimento da produção da mandioca no Estado

O evento contará com palestras voltas para o manejo da cultura da mandioca (indústria), análises do potencial das variedades produzidas em Pedro Afonso, crédito para agricultura familiar e comercialização da farinha no Tocantins.

Imagem
O Tocantins possui alto potencial de produção da mandioca, acima da média nacional com 15.700 quilos por hectare. (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros promovem  nesta quarta-feira, 25, o Dia de Campo da Mandioca para impulsionar o desenvolvimento da produção da mandioca no Tocantins. O evento ocorre a partir das 8 horas, no Galpão da Secretaria Municipal de Agricultura, Novo Acordo, região central do Estado. 

O evento contará com palestras voltas para o manejo da cultura da mandioca (indústria), análises do potencial das variedades produzidas em Pedro Afonso, crédito para agricultura familiar e comercialização da farinha no Tocantins. 

Prática

Está previsto durante a programação uma demonstração da prática de fabricação de farinha no sistema de produção móvel, que deve ocorrer no período da tarde, segundo os organizadores do evento.

Mercado

O gerente de agrícola da Seagro, Francisco Alves de Lima, lembra que o Tocantins tem muito a crescer em termos de agregação de valor (agroindustrialização), “pois grande parte da farinha e da fécula consumida no estado vem de fora, o intuito é fortalecer a economia local e vender a produção dentro do Tocantins, fomentando os comércios e os atacadistas da região”, ressalta.

Dados

Segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o Tocantins produziu mais de 225 mil toneladas de mandioca, distribuídas em mais de 15 mil hectares. Os dados informam ainda que a produtividade média tocantinense é de 15.700 kg por hectare, acima da média nacional que é de 14.700 kg por hectare.

Entrega de sementes

E ainda, na ocasião, os produtores da região recebem as sementes de qualidades do Programa do Governo do Estado, Mesa Farta. 

Inscrições

Os interessados em participar do Dia de Campo podem fazer a inscrição antecipada, ou ainda no local do evento, ou no link a seguir.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário