Criada em 23/08/2018 às 15h04 | Agricultura

Tecnifruti capacita produtores e técnicos para alcançar alta produtividade frutífera no projeto de irrigação Manoel Alves

O II Tecnifruti – Dia Técnico de Fruticultura acontece nesta quinta e sexta, no perímetro irrigado Manoel Alves, em Dianópolis, onde estão sendo abordados diversos temas voltados para o uso das tecnologias sustentáveis na produção frutífera.

Imagem
Participantes aprendem um pouco mais sobre o uso de tecnologias sustentáveis para a produção frutífera. (Foto Elmiro de Deus / Seagro)

Elmiro de Deus e Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

Técnicos e produtores rurais participam nesta quinta-feira, 23, do II Tecnifruti – Dia Técnico de Fruticultura, que está sendo realizado no Perímetro Irrigado Manoel Alves, região do Sudeste do Estado. O dia de campo encerra nesta sexta-feira, 24.

Na oportunidade pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representantes do Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) explanaram sobre diversos temas voltados para o uso das tecnologias sustentáveis na produção frutífera.

O Tecnifrut tem como objetivo promover a troca de conhecimento e integração entre os agricultores, técnicos da área agrícola e pesquisadores, debatendo sobre monitoramento de sistemas de irrigação como forma de racionalizar ouso da água, manejo da cultura da banana, abacaxi, coco e maracujá.

Aprendizado

Para o produtor Carlos Meur participar do evento é uma excelente oportunidade para aprimorar técnicas de produção.  “É um momento de aprendizagem que podemos utilizar posteriormente, visando à qualidade e produtividade da produção das frutas”, disse.

Já o produtor Tomaz Eufrazino de Sousa disse que a capacitação é fundamental para a melhoria da produção. “Quanto mais conhecimento do uso das tecnologias mais ampliam as possibilidade de aumentar a produtividade, melhorando, assim, o resultado da produção”, ressaltou.

Programação

Nesta sexta-feira, 24, as atividades do II Tecnifruti continuam com apresentações voltadas para manejo da cultura do abacaxizeiro, coqueiro, banana, maracujá, produção integrada e manejo da irrigação na fruticultura. Confira:

Estação 01- Manejo da Cultura do abacaxizeiro: Produção Integrada

Dr. Aristóteles Pires de Matos e Dr. Davi Theodoro Junghans

Estação 02 -Implantação e Manejo da Cultura do Coqueiro

MSc. Humberto Rollemberg Fontes

Estação 03 - Manejo da Cultura da bananeira: Produção Integrada

Dr. Zilton José Maciel Cordeiro

Estação 04 - Manejo da Cultura do Maracujá

Dr. Raul Castro Carriello Rosa

Estação 05 - Manejo de Irrigação na Fruticultura

MSc. Antônio Humberto Simão e MSc. Alexandre Barreto Almeida dos Santos

13h00 - Almoço e visita aos estandes

(Da Seagro)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário