Criada em 10/06/2021 às 08h33 | Agricultura

Produção de citros, que conta com apoio do Ruraltins, estará presente na Agrotins 2021 100% Digital

Com colheita anual de 180 toneladas de laranja, limão e tangerina, perspectiva do produtor Jocimar Dias é dobrar a produção.

Imagem
Cultivo de citros é desenvolvido no Perímetro Irrigado Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis. (Foto: Ruraltins - Governo do Tocantins)

EDVÂNIA PEREGRINI
De Palmas (TO)

O cultivo de laranja, limão e mexerica, desenvolvido no Perímetro Irrigado Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis, vai estar presente na Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, que ocorre entre os dias 15 e 18 de junho.

Em uma área de 20 hectares, o produtor Jocimar Dias Sirqueira desenvolve, há nove anos, o cultivo dessas citriculturas. Com acompanhamento técnico do  Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do convênio de Assistência Técnica e Extensão Rural para Médio Produtor (Ater Médio), emprega tecnologias adequadas na propriedade e a atividade tornou-se uma boa alternativa de renda familiar e, hoje, a sua produção anual é de 180 toneladas das frutas. São 1,1 mil pés de laranjas, com produção anual estimada em 120 toneladas; 250 pés de limão e produção de 30 ton/ano; e 800 pés de tangerina ponkan com a colheita de 30 toneladas.

A expectativa do produtor é aumentar ainda mais a produção. Com potencial de produzir praticamente o dobro do que já é colhido, e com assistência técnica mais presente, a perspectiva do citricultor é produzir 180 ton/ano de laranja, 50 ton/ano de limão e 120 ton/ano de tangerina.

“Não foi fácil até aqui, mas já demos um passo muito grande, ainda estamos adquirindo conhecimentos sobre a fruta, e já avançamos bastante, temos muitos resultados do que pode e não pode fazer. A região Norte é propícia para o cultivo de citros, a gente vê isso com as técnicas que estamos usando, pois tem uma boa produtividade, e também por podermos contar com o apoio técnico do Ruraltins, que ajuda no controle de pragas, adubação e na produtividade dos frutos. O potencial do Estado é muito grande”, relata o produtor Jocimar.

Ao lado do produtor, o extensionista do Ruraltins, Raimundo Gomes de Sousa, conta como tem feito para auxiliar o senhor Jocimar no intuito de elevar a sua produtividade. “Aqui na propriedade a gente vai tentando melhorar a produtividade, discutindo e propondo ações junto com o produtor para aumentar e melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos”, explica.

Perímetro de Irrigação Manuel Alves

Com infraestrutura para irrigação de 5 mil hectares, o Perímetro Irrigado Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis, no sudeste do Tocantins, é um grande polo de produção de frutas.

No projeto, a área irrigável é dividida em 199 lotes para pequenos produtores e outros 14 são lotes empresariais, gerando cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Em 2020, a produção total de frutas foi em torno de 15 milhões de toneladas/ano, movimentando cerca de R$ 17 milhões.

Convênio Ater Médio

A assistência técnica ao produtor é realizada por meio do Convênio Ater Médio nº 837123/2016 firmado entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins.

Este convênio tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos médios produtores rurais do Tocantins, de modo a estimular a diversificação da produção, melhorar a produtividade e consequentemente ampliar a renda. A iniciativa contempla três categorias, sendo pecuarista de corte e misto, de culturas anuais e de fruticultura.

Agrotins 2021

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a  Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital tem a proposta de disseminar tecnologia, conhecimento e boas oportunidades de negócios. Por isso, o Governo do Tocantins está investindo cada vez mais na plataforma que dá vida ao evento virtual.

O acesso a todo esse conteúdo vai estar disponível na plataforma, pelo acesso www.agrotins.to.gov.br, no Campo do Conhecimento no espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário