Criada em 16/03/2017 às 03h22 | Política brasileira

Com foco na redução de juros, CNA entregará até o final do mês ao governo federal propostas para o Plano Safra

A redução das taxas de juros para o custeio agrícola é a principal reivindicação dos produtores. Os programas Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e o de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) foram considerados prioritários.

Imagem
Para Fernanda Schwantes, seguro rural deve ser o "principal instrumento da política agrícola” (foto: Wenderson Araújo/CNA)

Deverá ser entregue ao governo federal até o final deste mês a proposta da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre o chamado Plano Safra. A Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA definiu o conjunto de reivindicações da instituição ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP- 2017/2018).

A redução das taxas de juros para o custeio agrícola é a principal reivindicação dos produtores, informou o presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner.

Os programas Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e o de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) foram considerados prioritários. 

Para Mário Schreiner, o PCA é importante porque “vai além da construção de armazéns, é uma forma de amenizar os problemas de infraestrutura e logística do país que aumentam os custos de produção”.

As elevadas taxas de juros, afirmou Schreiner, inibem a adesão do produtor rural ao PCA. Por isso, a CNA vai propor a redução das taxas de juros agrícolas no PAP 2017/2018.

Segundo o presidente da Comissão, essa redução é possível e necessária porque a inflação está em queda e há perspectiva de redução gradativa da taxa Selic, a taxa de juros básica da economia. 

Outra prioridade, segundo a assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fernanda Schwantes, é fazer com que o seguro rural se “transforme no principal instrumento da política agrícola”. 

A proposta da CNA é que, em 2017, os recursos orçamentários destinados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) sejam de pelo menos R$ 1,2 bilhão.  

Todas as regiões produtoras do país foram visitadas por especialistas da Superintendência Técnica (SUT) da CNA em workshops onde agricultores e pecuaristas apresentaram sugestões a serem incluídas no PAP 2017/2018. (Com informações da CNA)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário