Criada em 08/05/2023 às 08h41 | Pesquisa

Dia de Campo Integra Plus apresenta resultados na integração lavoura-Pecuária

Pecuarista de Aliança do Tocantins investe em sistema de Integração Barreirão Plus para formação de pastagem com base nas tecnologias de mitigação do Plano ABC.

Imagem
No evento foram apresentados resultados produtivos do sistema de integração, com o cultivo de arroz e capim forrageira. (Foto: Divulgação)

Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros promoveram nesta sexta-feira, 05, o Dia de Campo Integra Plus. Voltado para Produtores e técnicos da extensão rural, o encontro ocorreu na Unidade de Referência Tecnologia (URT), instalada na fazenda Sonho Meu, em Aliança do Tocantins, do produtor rural assistido pelo orgão, Alício Alves dos Santos.

A propriedade, de 711 hectares, recebe assistência do Ruraltins há dois anos, pela regional de Gurupi e Unidade Local de Aliança, com atendimento do extensionista Paulo Henrique Santos Ramos, que já acompanhava o produtor em outra propriedade no município de Crixás, com a mesma tecnologia.

Para desenvolver a atividade de pecuária, o produtor buscou apoio do Ruraltins no trabalho de recuperação de pastagem por meio do Sistema de Integração Barreirão Plus, com o plantio de arroz e forrageira. Esta é uma tecnologia de recuperação/renovação de pastagens em consórcio com culturas anuais, com vantagem em relação à produtividade do grão, em que produtor pode recuperar o investimento e até mesmo lucrar com a colheita do grão.

Satisfeito com os resultados, o produtor ressalta a importância da assistência técnica do Ruraltins. " O Ruraltins tem me dado grande apoio, já há 5 anos, na fazenda Criar Bem, em Crixás, onde tive um resultados excelentes com a integração lavoura - pecuária, e quando nos mudamos para Aliança busquei novamente o auxílio do Ruraltins. Aqui na propriedade eu costumo dizer que ela anda com os quatro pés, a propriedade, o Ruraltins, a Embrapa e a iniciativa privada, que é o grupo Esperança Rural", ressaltou o produtor Alício.

O diretor de assistência técnica e extensão rural, Kin Gomides, ressaltou o apoio do governo no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. "Estamos aqui representando o Governo do Estado, apresentando as tecnologias das parceiras nessa unidades do produtor Alício, onde temos a recuperação de pasto com o cultivo de arroz no sistema integrado, dentro da metodologia do Programa ABC. Uma metodologia onde os produtores vão ter as melhores alternativas e as melhores informações sobre essa ferramenta que assegura o fortalecimento, a produtividade e também o melhor rendimento e lotação na agropecuária".

No evento foram apresentados resultados produtivos do sistema de integração, com arroz e forrageira. "Esses resultados fazem com que produtor, estudantes e a comunidade em geral consigam ver na prática os arranjos produtivos, e ao órgão o desafio que é conseguir implantar essas URTs, que são também resultados das capacitações continuadas propostas pelo Plano ABC", ressaltou a engenheira Florestal, Marla Guedes.

Parceria

O Dia de Campo faz parte das ações do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Gases de Efeito Estufa, com a implementação de políticas públicas para difundir tecnologias sustentável e as parcerias com a ABCZ pelo programa Integra Zebu; a Embrapa Pesca e Aquicultura; o Grupo Esperança Rural e as prefeituras municipais de Aliança e Crixás, e outros apoiadores.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário