Criada em 31/07/2017 às 22h14 | Pecuária

Pecuaristas esperam que governo envie à AL nesta semana projeto de lei que reduz alíquota do ICMS para venda do gado

Os pecuaristas desejavam que a redução fosse de 7% para 3%, mas o governo fixou a alíquota em 4%. Diante da crise com a queda do preço do boi no pasto (que no Tocantins chegou a 11%), outros Estados reduziram. Entre eles, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Imagem
Os pecuaristas desejavam que a redução fosse de 7% para 3%, mas o governo fixou a alíquota em 4% (foto: Embrapa/Divulgação)

Quase um mês depois da promessa do governo de reduzir a alíquota ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para venda do gado a outros Estados, pecuaristas do Tocantins esperam que Casa Civil envie nesta semana a proposta à Assembleia Legislativa.

A garantia da redução de 7% para 4% foi dada pelo governador Marcelo Miranda a membros do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína (SRA) em reunião realizada no último dia 5. Conforme noticiado pelo Norte Agropecuário, durante a reunião dos pecuaristas, o secretário da Fazenda do Estado, Paulo Antenor, ligou para membros do SRA e comunicou que o governador havia determinado que a reivindicação fosse atendida.

VEJA TAMBÉM: No aguardo da decisão sobre ICMS, pecuaristas voltam atenções para cobrança do Funrural 

Os pecuaristas desejavam que a redução fosse de 7% para 3%, mas o governo fixou a alíquota em 4%. Diante da crise com a queda do preço do boi no pasto (que no Tocantins chegou a 11%), outros Estados reduziram. Entre eles, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A última informação obtida pelo Norte Agropecuário em relação à tramitação do tema no governo do Estado indicava que a proposta estava na Casa Civil e aguardava parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A expectativa dos produtores é que seja enviada à Assembleia Legislativa nesta semana.

Enquanto aguardam, criadores de gado já haviam até mantido contato com frigoríficos de outros Estados para iniciar negociações para venda com a nova alíquota, mas por causa do recesso parlamentar tiveram de interromper as tratativas.

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Governo atenderá reivindicação de pecuaristas e vai reduzir ICMS do gado 

Na crise todos devem reduzir o lucro, não só os pecuaristas, afirma criador de gado 

Pecuaristas discutem nesta quarta plano de ação e mobilização sobre reivindicações 

Criadores de gado seguram boi no pasto e querem redução de alíquota do ICMS

Governo do Estado afirma que redução do ICMS requer estudo de impactos

Após queda no preço do boi, pecuaristas discutem crise do setor no Tocantins

Sindicarnes diz estar atento a decisões e quer discutir crise da pecuária

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário