Criada em 25/10/2019 às 17h40 | Pecuária

“Pecshow é incentivo a produtores para crescimento do rebanho bovino de alto padrão no Tocantins”, afirma secretário

Exposição conta com 90 reprodutores da raça nelore, 16 reprodutores Tabapuã e 12 reprodutores da raça Senepol. Há atividades como palestras, feira de touros do Pró-Genética, fórum de pecuária sustentável e exposição e venda de animais touros e cavalos de alto padrão genético.

Imagem
Primeira Pecshow 2019 promete expandir incentivo na tecnologia genética para aumento do rebanho bovino tocantinense (foto Wilson Rodrigues/SeagroTO)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, (Seagro), Cesar Halum e representantes de órgãos ligados ao setor agropecuário, abriu a primeira Feira de Exposição de Turismo e Cavalos de Alto Padrão e Geneticamente Melhorados (Pecshow), com incentivo de tecnologia genética, aumento da produção bovina e oportunidades para produtores tocantinenses. “Esta feira inicial é, mais um instrumento de incentivo aos produtores para o crescimento do rebanho bovino de alto padrão e educação”, ressaltou. A feira começou nesta sexta-feira, 25, encerrou no domingo, 27, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para o Porto Nacional.

O secretário disse ainda que para estimular, ainda mais, o crescimento do rebanho bovino para produtores de ovos ou os incentivos por meio do programa Mais Genética que visa o melhoramento genético na pecuária de corte e leite e, ainda, a maior atenção aos produtores da pecuária familiar .

Aninha três dias no Pecshow, diversas atividades para produtores e participantes, palestras, feira de turismo da Pró-genética, fórum de pecuária sustentável e exposição e venda de animais de passeio e cavalos de alto padrão genético. Na exposição, participam 90 reprodutores da raça nelore, 16 reprodutores Tabapuã e 12 reprodutores da raça Senepol.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), falou sobre a importância da feira para o desenvolvimento genético do rebanho bovino nos próximos anos. “A ABCZ é sempre parceira nos incentivos ao uso de tecnologia genética (touros e matrizes) e, uma feira é um ponto inicial inicial para ganhar novos rumos para alcançar muitos frutos no setor agropecuário”, ressaltou.

OS EXPOSITORES

Glauber Kliemann é um dos expositores da feira, fala em participar da primeira voltagem ao Pecshow, exclusiva, para vendas de passeios e cavalos de alto padrão. “É importante abrir mais este vídeo para mostrar nossos animais, como é a primeira feira, a expectativa é comercializar e apresentar os animais aos produtores que primam por animais altamente reprodutivos”, citou. Kliemann já trabalha no segmento genético há quase 20 anos, na fazenda Santo Ângelo, município de Aparecida do Rio Negro. A tecnologia utilizada é a Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF).

O criador de cavalos Mangalarga marchador, Marcelo Honorato, município de Miracema do Tocantins, aposta também no lançamento da feira para a exposição dos animais. “Aqui será mais um espaço apropriado para divulgar o nosso Haras, acreditamos que tem tudo para crescer, pois o Tocantins é genuinamente agropecuário”, enfatizou. O produtor garante que o diferencial do cavalo manga larga é excelente para cavalgar, pois possui marcha confortável

A PROGRAMAÇÃO

Neste sábado, 26, na Pecshou, das 8h às 11, ocorre o Dia Técnico sobre Ensilagem de Milho, com os temas: híbridos de milho Syngenta para silagem de plantas inteiras, inovação no uso de fertilizantes granulados como corretivos de solo em substituição a corretivos limites, pontos relevantes na produção e utilização de silagem, utilização de inoculantes na produção de silagem e prática de silagem. ( Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário