Criada em 27/04/2017 às 18h14 | Mercado

Paraenses mostram interesse por criação de peixes em Palmas

No sistema bag fish, a produção de peixes nativos, como pirarucu, pintado e tambatinga, o método de manejo é 70% mais simples que o método tradicional.

Imagem
O manejo do tanque de peixes em Bag fish trabalha com o reaproveitamento da água em horta hidropônica (Foto Secom Palmas)

Márcio Greick
DE PALMAS 

Uma equipe  formada por servidores e técnicos da Prefeitura de Canaã de Carajás (Pará) esteve em Palmas para conhecer o Projeto Bag Fish, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). A visita técnica, que foi motivada por uma pesquisa realizada no portal da Prefeitura de Palmas, ocorreu na manhã desta terça-feira, 25, na unidade demonstrativa da Fazendinha Agroecológica, na saída para Aparecida do Rio Negro. Os visitantes conheceram também a produção de frango caipira, e a horta comunitária juntamente com a produção de adubo orgânico, através de compostagem.

O manejo do tanque de peixes em Bag fish, que trabalha com o reaproveitamento da água em horta hidropônica, foi um dos projetos que mais chamou a atenção dos visitantes.

No sistema de produção de peixes nativos, como pirarucu, pintado e tambatinga, elaborado pela Seder, a equipe paraense constatou que o método de manejo é 70% mais simples que o método tradicional. “Ainda temos uma economia em 30% no gasto com energia e água”, ressaltou o secretário da Seder, Roberto Sahium.

Outro projeto elogiado pela equipe visitante foi o reaproveitamento da água utilizada na criação dos peixes pela horta comunitária.  “Da água dos peixes, 10% é renovada e o restante serve para irrigar a horta comunitária, pois possui nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio e outros minerais” disse Sahium. 

O secretário municipal de Produção e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Canaã, Divino Ferreira de Souza, elogiou o projeto e disse que  pretende desenvolver um sistema de produção parecido para atender pessoas de baixa renda naquele Município. (Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário