Criada em 04/12/2023 às 08h49 | Pecuária

Tocantins realiza Meat Day e fortalece diálogo com setor pecuarista no Estado

O I Meat Day também proporcionou conexão entre lideranças do setor, o fortalecimento de marcas e selos, além da abertura de novos mercados. Este cenário resulta na criação de potenciais oportunidades de negócios e no crescimento do setor como um todo.

Imagem
Palestras, debates e oportunidades de negócios marcam o evento que visa impulsionar uma pecuária moderna e eficiente no Tocantins. (Foto: Jeferson Nascimento/Governo do Tocantins)

Kaio Costa
De Pium (TO)

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), realizou o I Meat Day na manhã desta sexta-feira, 1, na fazenda Água Azul, localizada na zona rural de Pium. Com o objetivo de contribuir para a construção de um setor agropecuário moderno e eficiente, o evento ofereceu palestras que apresentam uma pecuária moderna e eficiente, que integra um sistema completo e dinâmico, envolvendo agentes das esferas públicas e privadas.

O I Meat Day também proporcionou conexão entre lideranças do setor, o fortalecimento de marcas e selos, além da abertura de novos mercados. Este cenário resulta na criação de potenciais oportunidades de negócios e no crescimento do setor como um todo. O governador em exercício, Laurez Moreira, esteve presente no evento e ressaltou a importância do setor para a economia tocantinense: “Hoje nós temos a segunda economia que mais cresce proporcionalmente no Brasil, ficando atrás apenas de Mato Grosso, e muito disso é graças a esse setor tão importante para nossa economia”, afirmou ao citar o recurso de R$ 3,4 bilhões do FNO que possibilitará investimentos tanto neste setor, quanto em outros setores produtivos do Estado.

Também presente no evento, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destacou o sucesso do evento em reunir os principais produtores pecuaristas de todo o Tocantins. “Tivemos reunidos hoje, aqui, pecuaristas da região do Bico do Papagaio, do Sudeste do Estado, aqui do Centro-Oeste e do Centro-Norte, para discutir avanços nesta atividade, que abrange a maior área de criação do Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa nos determinou que fizéssemos esse entendimento com o setor produtivo e tenho certeza que grandes agendas sairão daqui, tanto pra melhoria do nosso produto quanto para o fortalecimento do produtor rural tocantinense”, comemorou o secretário Jaime Café. A Seagro contabilizou cerca de 200 inscrições no credenciamento do I Meat Day.

O diretor de Agricultura, Pecuária e Agronegócios da Seagro, José Américo Vasconcelos, lembrou que a ideia para este evento já vinha há algum tempo, mas que uma visita técnica no Mato Grosso do Sul deixou evidenciado a importância de uma organização dos produtores pecuaristas. “Para isso nós trouxemos o presidente da Associação do Novilho Precoce (MS), Rafael Gratão, para ele explicar a importância do associativismo entre os pecuaristas porque, só assim, terão forças para suas demandas junto a qualquer instituição, pública ou privada, além de se organizarem com relação ao mercado, também”, disse, ao comemorar o sucesso do evento: “a presença massiva dos pecuaristas tocantinenses aqui demonstra a disposição desses produtores em absorver conhecimento, metodologias para crescer e que estão totalmente abertos para o que foi proposto hoje. Avalio positivamente essa abertura”, classificou.

I Meat Day

O I Meat Day teve início às 8h30 desta sexta-feira, 1, com abertura oficial e a palestra “Retrato das plantas frigoríficas do Estado do Tocantins”, com o Gilson Cabral (SINDICARNES) ; em seguida, Fabiano Tito Rosa (Minerva) falou sobre “Mercado de carne bovina: panorama e tendências”; Rafael Gratão (Associação do Novilho Precoce - MS) indicou “Como produzir carne de qualidade”; Jordan Timo (Niceplanet Geotecnologia) palestrou sobre “Desafios e oportunidades da rastreabilidade”; Yago Travagini (Agrifatto) falou de “Ferramentas para boa comercialização”. A sessão de palestras pela manhã findou com uma roda de conversa moderada por Fabiano Araújo.

Às 13h foi servido um almoço e, na sequência, Ricardo Passos (Cria Fértil) pontuou “10 passos para criação de sucesso” e a programação findou com visita dirigida pelas instalações da Fazenda Água Azul, intermediada pelo administrador Marco Aurélio Sampaio.

São parceiros no evento: Sistema OCB/TO, Fazenda Água Azul, Associação do Novilho Precoce-MS, Criafértil, Minerva Foods, Sindicarnes-TO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi, Campo Nutrição Animal, Zé Bento Implementos Agrícolas, Agrojem e Marca Motors Mitsubishi.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário