Criada em 10/05/2019 às 18h18 | Pecuária

Matadouros frigoríficos estão próximos de entrar em operação em municípios tocantinense, assegura Seagro

Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, sete de um total de oito matadouros frigoríficos que estão sendo construídos no Tocantins, já se encontram em fase final de construção.

Imagem
Diretor de Captação de Recursos da Seagro e o prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus. (Foto Divulgação Governo do Tocantins)

Luiz Pires
DE PALMAS (TO)

Sete dos oito matadouros frigoríficos em processo de instalação estão em fase final de construção em municípios tocantinenses. São oito unidades frigoríficas que estão em construção pelo governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) com financiamento do Banco Mundial.

A informação é do diretor de Projetos e Captação de Recursos da Seagro, José Aníbal Lamattina. A Diretoria instalou um estande na Agrotins, para atender aos prefeitos dos municípios que terão os matadouros. Nessa quinta-feira, 9, Aníbal Lamattina recebeu o prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporan Milhomem, um dos  municípios onde será implantada uma das unidades do frigorífico.

Financiamento

As plantas industriais dos matadouros são financiadas pelo Banco Mundial, dentro do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Cada matadouro frigorífico tem capacidade de abate de 50 cabeças/dia de bovinos, de acordo com o tamanho da câmara frigorífica, que recebe, separadamente, carcaça, buchos e miúdos.

José Aníbal Lamattina disse que a Seagro realizou um estudo mercadológico nas oito cidades polos e nas cidades vizinhas para embasar o projeto. Cada empreendimento vai atender em torno de sete cidades circunvizinhas. A carne comercializada receberá o Selo de Inspeção Municipal (SIM), implantado pela Seagro em 104 dos 139 municípios do Tocantins.“Com o selo de qualidade, essa carne pode ser  comercializada em outros estados”, explicou.

Ao avaliar a instalação do matadouro frigorífico em sua cidade, o prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporan  Milhomem destacou as vantagens  para a população.  “O ganho vai ser muito grande para a população em termos de saúde e geração de emprego. Serão criados mais de 200 empregos diretos e indiretos no município e toda região Sudeste”, comemorou o prefeito. (Da Secom Tocantins)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário