Criada em 26/06/2019 às 14h23 | Agricultura

Mandioca: Novas tecnologias são apresentadas

Nesta quinta, 27, das 8 às 12 horas, na Chácara Nossa Senhora Aparecida e Chácara Beira Rio, no projeto São João, em Porto Nacional, os extensionistas do Ruraltins realizam um Dia Técnico sobre a Cultura da Mandioca apresentando a mandiocultura tecnificada de alta produtividade.

Imagem
Dia de Campo visa impulsionar a cultura da mandioca nas propriedades rurais. (Foto Ruraltins/Governo do Tocantins)

Amanda Oliveira
DE PALMAS (TO)

Extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) serão instrutores no Dia Técnico sobre a Cultura da Mandioca, nesta quinta-feira, 27, das 8 às 12 horas, na Chácara Nossa Senhora Aparecida e Chácara Beira Rio, no projeto de fruticultura irrigada São João, localizado no município de Porto Nacional, a 69 km de Palmas. Na oportunidade será apresentado um caso de sucesso abordando a mandiocultura tecnificada de alta produtividade, com foco na sustentabilidade.

De acordo com o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Edimilson Rodrigues, o objetivo do dia de campo é mostrar as tecnologias, por meio de treinamento teórico e prático, de novas variedades da mandioca, a produtividade, o manejo e a comercialização do produto. “O evento encerra o último módulo de uma capacitação continuada, de um total de seis módulos, envolvendo técnicos e produtores. No encontro será apresentado um caso de sucesso, demonstrando o que o produtor absorveu através da pesquisa, da extensão rural, as novas formas de manejo, espaçamento, adubação, tratos culturais, o processamento e a comercialização”, disse o gerente do Ruraltins.

Coordenação

Coordenada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ruraltins, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a capacitação dos técnicos faz parte do programa do governo federal, “Campo na Classe Média”, que visa garantir a qualidade dos cultivos de arroz, feijão e mandioca, por meio da implantação de Unidades de Referência Técnica (URTs), nas microrregiões de Miracema e Bico do Papagaio, que conforme diagnostico, essas cadeias produtivas possuem potencial de expansão e de adoção de novas tecnologias.

Dia Técnico

O dia técnico da cultura da mandioca consiste ainda em demonstrar o trabalho realizado pelos técnicos capacitados nas URT’s do projeto. O evento é aberto para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes de cursos agrotécnicos e acadêmicos de ciências agrárias.

Produção

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) de 2013, a área de produção de mandioca na microrregião de Miracema e Bico do Papagaio são 2,09 mil hectares e 2,06 mil hectares e produção de 30,2 e 31,6 mil toneladas, respectivamente.

Segundo o 11º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área de produção de arroz na microrregião de Miracema e Bico do Papagaio são 4,0 e 6,6 mil hectares e produção de 8,0 e 15,5 mil toneladas, respectivamente.

A área de produção de feijão na microrregião de Miracema e Bico do Papagaio são 4,0 mil hectares e 3,1 mil hectares e produção de 3,4 e 2,31 mil toneladas, respectivamente. (Do Ruraltins)

 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário