Criada em 11/10/2019 às 21h37 | Agricultura

Com expectativa de crescimento de 5% em área plantada, plantio safra 2019/2020 é lançado oficialmente no Tocantins

Lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 11, na fazenda Tarumã, próximo ao Distrito de Buritirana, o início do plantio da Safra 2019/2020, contou com uma série de palestras oferecendo aos produtores conhecimento tecnológico de ponta.

Imagem
Atualmente a área plantada de grãos no Estado é de 1,45 milhão de hectares. (Foto Wilson Rodrigues/Governo do Tocantins)

Com a expectativa real de crescimento de área plantada em 5% em relação à safra de 2018/2019, foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira, 11, na fazenda Tarumã, próximo ao Distrito de Buritirana, o início do plantio da Safra 2019/2020. Para estimular ainda mais a produção e apoiar o produtor rural, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realizou uma série de palestras oferecendo aos produtores conhecimento tecnológico de ponta e apresentando um cenário claro e atualizado das tendências de plantio. Ao lado de vários produtores, representantes de entidades e empresas do setor, deputados e lideranças o governador Mauro Carlesse também prestigiou o evento.

“Foi um dia muito especial. Apresentamos para o produtor rural as tendências de mercado e plantio. Sempre temos buscado agregar mais conhecimento e novidades para que o nosso produtor tenha uma melhor colocação no mercado”, detalhou o secretário da Seagro, César Halum.

O secretário reforçou ainda que ano a ano o Tocantins vem aumentando a sua área de plantio de grãos, especificamente da soja, que é o carro chefe, e do milho que foi um grande diferencial na balança comercial de exportação na safra 2018/2019.

“Nosso objetivo principal é aumentar o plantio de grãos viabilizando a industrialização do Estado. Assim, vamos deixar somente de exportar grãos e passar a processa-los aqui no Tocantins, agregando valor ao produto”, comentou o secretário, e informou que atualmente a área plantada de grãos no Estado é de 1,45 milhão de hectares.

O evento foi realizado pelo governo do Estado, por meio da Seagro, Associação dos Produtores de Soja do Tocantins (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar) e Grupo Gorgen. Também foram parceiros a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (Seder), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), VLI, Fertilizantes Tocantins, AGREX, Frísia, Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Cooapa), Andav Tocantins, Araguaia Motors, Associação Planalto, DCCO CUMMINS, Fourmaq  Massei Ferguson, Gran Vereda Nissan, GRANDTEC CASE, Maqcampo, Marca Motors Mitsubishi, Mundo dos Ferros, New Hollande, Sistema de Crédito cooperativo (Sicred), Terra Boa Stara e Autovia. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário