Criada em 25/12/2018 às 23h29 | Pecuária

Homeopatia e manejo de resíduos são destaques em treinamento do ProLeite

Entre o conteúdo incluído nessa nova capacitação estavam a gestão ambiental das propriedades, a análise agregada de resultados econômicos e zootécnicos, o Índice de Atualização Tecnológica, introdução à produção de leite orgânico, o uso racional da água em irrigação e a homeopatia.

Imagem
Propriedade visitada terça-feira pelo grupo em São Carlos (foto: Mara Cristina Setti\Embrapa)

Ana Maio 
DE SÃO CARLOS (SP)

Depois de 12 anos, técnicos do Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) acabam de participar de uma atualização sobre pecuária leiteira na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP). Eles são ligados ao ProLeite, programa que busca capacitar pequenos produtores no manejo intensivo de produção de leite a pasto para aumentar a produção e diminuir os custos da propriedade.

De segunda a quarta (17 a 19/12), 34 técnicos do Estado de São Paulo acompanharam palestras com integrantes do programa Balde Cheio, criado pela Embrapa há 20 anos para capacitar, de forma continuada, técnicos que prestam assistência a produtores de leite.

De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, André Novo, há 12 anos técnicos do proLeite estiveram no centro de pesquisa para o primeiro treinamento. Na ocasião, receberam informações básicas sobre tecnologias transferidas no Balde Cheio. Ali nasceu o ProLeite, com a participação de 54 técnicos.

“Agora eles solicitaram uma atualização, pois querem saber o que há de novo no programa da Embrapa”, disse André. Entre o conteúdo incluído nessa nova capacitação estavam a gestão ambiental das propriedades (incluindo manejo de resíduos), a análise agregada de resultados econômicos e zootécnicos, o IAT (Índice de Atualização Tecnológica), introdução à produção de leite orgânico, o uso racional da água em irrigação e a homeopatia. Na terça-feira, o grupo visitou uma propriedade que produz leite orgânico em São Carlos.

Diferente do Balde Cheio, que aposta na capacitação continuada e utiliza diferentes propriedades familiares como sala de aula prática, o ProLeite é organizado por módulos e tempo definido. Os produtores acompanham 16 módulos em 10 meses de treinamento sobre diferentes assuntos envolvendo a pecuária de leite, sempre na mesma propriedade.

De acordo com o coordenador do ProLeite, Teodoro Miranda Neto, nesses 12 anos foram promovidos 619 programas em 126 municípios do Estado de São Paulo. Segundo ele, todo o conteúdo transferido pela Embrapa foi muito interessante. Os técnicos ficaram particularmente impressionados com a palestra sobre homeopatia, conduzida pelo chefe administrativo da Unidade, Marco Aurélio Bergamaschi. “Havia muitos veterinários no grupo e alguns não acreditavam nos resultados dessa abordagem. Mas com os depoimentos que ouviram, ficaram muito curiosos”, contou Teodoro.

Outro tema que chamou a atenção foi o manejo de resíduos, um problema bastante atual nas propriedades e que vai exigir adequação por parte dos produtores. A palestra sobre gestão ambiental, feita pelo pesquisador Julio Palhares, foi bastante útil para que os técnicos possam orientar os produtores levando em consideração as exigências legais.

O EVAPORÍMETRO

Junior Rosseto, um dos instrutores do treinamento, explicou aos técnicos como controlar e acompanhar a evapotranspiração da pastagem para que o sistema de irrigação utilize água de forma mais racional. “O foco foi a exigência de água correspondente à evapotranspiração”, disse.

Segundo ele, esse controle pode ser feito com um evaporímetro, um pluviômetro ou mesmo com um ferrinho de construção que mede se há umidade no solo ou não. “A ideia é passar técnicas bem simples, que o pequeno produtor possa aplicar”, afirmou Rosseto.

Ele também abordou a legislação envolvendo a outorga da água e as implicações futuras para o produtor que não se preocupar com a regulamentação. O instrutor do Balde Cheio atua em São Paulo, Pernambuco, Maranhão e na Colômbia. (Da Embrapa Pecuária Sudeste)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário