Criada em 21/06/2021 às 13h04 | Pesquisa

Gergelim mostra vantagens para agro no Tocantins

O dia-de-campo vai ocorrer na propriedade do produtor Leocir Antônio Bringhenti, na fazenda Área Verde. Sofiatti fará uma explanação inicial de 20 minutos e em seguida será aberto espaço para tirar dúvidas.

Imagem
A pesquisadora Nair Helena em visita a um plantio em campo experimental da Embrapa (Foto: Divulgação)

Numa parceria com a AgroGrains, a Embrapa Algodão participa do primeiro dia-de-campo sobre cultivo de gergelim no Tocantins. O evento ocorre nesse dia 19, a partir das 10 horas, em Silvanópolis. “Com a grande expansão nesta região, vai ser uma excelente oportunidade para o setor produtivo tirar dúvidas sobre o sistema de produção dessa cultura e também verificar como é feita a colheita mecanizada, que será demonstrada no evento”, diz o pesquisador Valdinei Sofiatti, convidado pelos organizadores.

A Embrapa tem feito pesquisas nesta região com a cultura do gergelim semeado em segunda safra, especialmente logo após a colheita da soja e nas janelas de cultivo do milho. Sofiatti vai falar aos interessados sobre aspectos do sistema de produção do gergelim. O dia-de-campo visa também disseminar técnicas e práticas  para o plantio mecanizado.

Segundo ele, o gergelim é uma ótima opção para a segunda safra nas regiões de baixa altitude do Mato Grosso e também do Tocantins. “A cultura vem aumentando consideravelmente de área plantada no vale do Rio Araguaia, em Mato Grosso, e devido as condições de clima e solo semelhantes ao Mato Grosso pode ser uma opção também para o Tocantins”, diz.

A Embrapa Algodão já desenvolveu variedades mais adaptadas, como a BRS Seda, BRS Anahi e também a BRS Morena. “A estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem atuado para lançar cultivares cada vez mais produtivas e mais adaptadas a diferentes ambientes, com maior teor de óleo e tolerância a pragas e doenças, mirando tanto o mercado de alimentos quanto o de óleo”, afirma a pesquisadora Nair Helena Arriel, chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação do centro de pesquisa responsável pelas novas variedades.

O dia-de-campo vai ocorrer na propriedade do produtor Leocir Antônio Bringhenti, na fazenda Área Verde. Sofiatti fará uma explanação inicial de 20 minutos e em seguida será aberto espaço para tirar dúvidas. (Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário