Criada em 18/11/2022 às 08h30 | Política brasileira

Neri Geller: “Hora é de se desarmar da questão ideológica, ir para o pragmatismo e gerar renda para o produtor”; ouça

Membro da equipe de transição do presidente eleito para assuntos da agropecuária, deputado ruralista defende Lula, fala em possibilidade de ampliar negócios e agricultura sustentável.

Imagem
Neri Geller: “Hora é de se desarmar da questão ideológica, ir para o pragmatismo e gerar renda para o produtor". (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Brasília (DF)

Em entrevista ao Norte Agropecuário, o deputado federal e ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP-MT) disse que o momento é de desarmar a questão ideológica, ir para o pragmatismo e gerar renda para o produtor. Membro do grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para questões agropecuárias, Geller destacou que durante o governo do líder petista houve muitos avanços para o setor, inclusive no Matopiba (fronteira agrícola que envolve parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)

“É muito importante ter (o espírito de paz), os produtores, que me conhecem e sabem do quanto que nós trabalhamos durante o tempo que eu estava como secretário de Política Agrícola, como ministro e agora como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Agora é desarmar um pouco do ponto de vista da questão ideológica e ir para o pragmatismo. É manter os espaços na esfera pública para que a gente possa discutir políticas e desenvolvimento da agropecuária brasileira para gerar emprego, renda as pessoas que mais precisam e para dar renda ao nosso produtor, que é sempre o nosso grande foco”, salientou o deputado.

O deputado também de realizações dos governos do PT para o setor, citando o programa de construção de armazéns no Matopiba. “A sua grande maioria foram construídos com recursos financiados e equalizados pelo Tesouro Nacional com 15 anos de prazo, 3 anos de carência, taxa de juros de 3,5% ao ano. Conseguimos a consolidação da garantia do preço mínimo. Assim como nós avançamos muito forte também na logística e eu tenho certeza que a eleição do presidente Lula vai trazer também uma pacificação da sociedade brasileira”, salientou.

Questionado, destacou que o plano de Lula de liderar uma cruzada contra a fome no Brasil e no mundo pode favorecer muito o produtor rural. Segundo ele, a opção de o governo ficar causando atrito com outros países não é vantajosa.

Ela também falou da nomeação da senadora tocantinense Kátia Abreu (PP) para a equipe de transição, elogiando a capacidade da congressista. “Ela, junto com o senador Carlos Fávaro, e outros membros, tem muito a contribuir”, frisou.

Sobre o próximo ministro (a) da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o deputado assegurou que a questão não está em discussão agora.

Neri Geller tentou se candidatar a senador, mas teve sua postulação barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o considerou inelegível.

Clique aqui e ouça a entrevista completa.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário