Criada em 17/08/2017 às 23h07 | Agricultura

Dia de campo discute potencialidades da fruticultura na região de Dianópolis

Encontro possibilitará aos agricultores uma nova visão e ampliará os conhecimentos não só dos fruticultores do perímetro Manoel Alves, como também dos produtores que desejam investir na produção de frutas.

Imagem

Iranilde Gonçalves
DE PALMAS

Na sexta-feira (18), a partir das 8h, no município de Dianópolis, a 350 km de Palmas, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e das Secretarias do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), em parceria com os fruticultores do Distrito de Irrigação Manoel Alves e demais parceiros, realizam o 1º Dia Técnico de Fruticultura (Tecnifruti).

O evento acontecerá no auditório central do perímetro irrigado do Manoel Alves, com as presenças de autoridades estaduais, municipais e de produtores da região.

De acordo com a programação, as atividades iniciam às 8h, com as inscrições, seguidas de oito estações, sendo distribuídas entre os seguintes temas: apresentação do perímetro irrigado Manoel Alves; obras complementares; manejo da cultura do abacaxizeiro, da bananeira; da manga, da irrigação na fruticultura; palestras técnicas sobre soluções em transporte de água; fertirrigação na cultura do abacaxi, finalizando com a estação sobre estratégias nutricionais para cultura do abacaxi.

De acordo com Delmácio Antunes, engenheiro agrônomo do Ruraltins e coordenador de assistência técnica no Projeto Manoel Alves, os extensionistas do escritório local de Dianópolis, vem desenvolvendo um excelente trabalho para o fortalecimento da fruticultura no projeto.

“O dia de campo é uma ótima oportunidade para divulgar as ações e a potencialidade da fruticultura na região, por meio das ações que o Governo do Estado desenvolve em todo perímetro. O Ruraltins tem um papel de relevância dentro do perímetro irrigado, pois somos responsáveis pela orientação dos fruticultores e temos equipe técnica qualificada que orienta não só no cultivo e produção das frutas, como também na comercialização e busca de novos mercados. Esse dia de campo vem reforçar as ações e importância desses produtores para a economia do Estado”, comentou o engenheiro.

Para o presidente do Ruraltins Pedro Dias, o dia de campo no Manoel Alves possibilitará aos agricultores uma nova visão e ampliará os conhecimentos não só dos fruticultores do perímetro Manoel Alves, como também dos produtores que desejam investir na produção de frutas.

“O dia de campo é uma excelente oportunidade para demonstrações de resultados obtidos por meio das novas tecnologias que sempre são discutidas entre os pesquisadores, especialmente da Embrapa, técnicos do Ruraltins e os agricultores da região. Acredito que estamos no caminho certo que é tornar os agricultores autossustentáveis e competitivos para enfrentar o mercado”, frisou o presidente. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário