Criada em 05/09/2017 às 16h33 | Política brasileira

Ministro interino informa que frigoríficos alvos da operação Vegas vão poder voltar a exportar, diz Dimas após reunião no Mapa

Prefeitura de Araguaína vai ceder veterinários para substituir profissionais afastados. “O ministro disse que vai liberar para exportação nesta semana”, disse o prefeito de Araguaína, após reunião no Mapa.

Imagem
Ministro interino Eumar Novacki recebe representantes da bancada federal do Tocantins no Congresso e prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (foto: Eduardo Azevedo/Divulgação)

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, afirmou na tarde desta terça-feira, 5, que o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, garantiu que os frigoríficos alvos da Operação Vegas, da Polícia Federal, vão voltar a exportar seus produtos provavelmente ainda nesta semana.

A declaração de Dimas foi dada após audiência de membros da bancada federal do Tocantins no Congresso no Ministério da Agricultura. “Estamos muito preocupados com a liberação dos nossos frigoríficos para exportação. No mercado interno está liberado, mas a preocupação é a exportação. Auditorias estão acontecendo nos frigoríficos. O ministro disse que vai liberar para exportação nesta semana”, declarou Dimas, logo após a reunião.

Para viabilizar a liberação, Dimas propôs ao ministro a cessão de médicos veterinários do quadro da Prefeitura de Araguaína para acompanhar os abates e fiscalizar os procedimentos de sanidade exigidos pelo Mapa e países comprados. “Os médicos veterinários foram afastados. Sem eles é impossível fazer o abate. E está complicada a substituição [por parte do Mapa]. O município [de Araguaína] tem quadro de efetivos que possa oferecer para que o governo federal solucione a reposição”, afirmou Dimas.

O Norte Agropecuário apurou no início da semana que um dos frigoríficos alvos da operação, o antigo Boi Forte, obteve na Justiça liminar que possibilita exportar. Porém, só não pôde justamente por causa do afastamento dos médicos veterinários também alvos da ação da Polícia Federal na semana passada.

A interdição e o embargos das exportações foram anunciados na quarta-feira, dia 30, após a operação da Polícia Federal. Foram alvos do Mapa o Minerva S.A., LKJ, Boi Brasil e Gelnex Indústria e Comércio Ltda.

A operação foi realizada na semana passada. Foram, ao todo, 15 mandados de prisão e oito de condução coercitiva, entre servidores do ministério e cedidos pelo Estado. Empresários também foram alvos da operação.

Presente na reunião desta tarde, o deputado federal Lázaro Botelho, ex-presidente e membro da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, reforçou que Eumar Novacki garantiu que as providências serão tomadas. “Que os frigoríficos voltem a funcionar o mais rápido possível para não prejudicar os nossos produtores. Ministro garantiu que vai tomar as providências o mais rápido possível.” O senador Vicentinho Alves intermediou o encontro.

PEDIDO DOS PECUARISTAS

Ainda na semana passada, conforme noticiou o Norte Agropecuário, pecuaristas ligados ao Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína (SRA) e Cooperativa dos Produtores do Vale do Araguaia (Valecoop) solicitam ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) agilidade na apuração das supostas irregularidades e autorize as empresas alvos da operação Vegas, da Polícia Federal, a retomar as atividades. “Nós produtores rurais pedimos encarecidamente aos órgãos responsáveis que deem celeridade aos processos que envolvem o retorno das atividades das plantas frigoríficas de Araguaína e região. Pois, como sabido, já passamos por uma crise econômica gravíssima, e a investigação de suposto ato de corrupção não deve prejudicar a economia do Estado, travando a arrecadação de impostos, como também a vida do produtor que depende da venda de seus produtos, impossibilitando-o assim a honrar seus compromissos”, diz um dos principais trechos da carta.

* Colaborou Eduardo Azevedo, de Brasília 

LEIA TAMBÉM 

PRESIDENTE DO SINDICARNES NO TOCANTINS É ALVO DE CONDUÇÃO COERCITIVA

POLÍCIA FEDERAL FAZ NOVA FASE DE OPERAÇÃO QUE APURA CORRUPÇÃO NO MAPA

EX-PRESIDENTE DA ADAPEC ERA "O FISCAL MAIS CARO", ACUSA SERVIDORA DO MAPA

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário