Criada em 27/08/2021 às 17h44 | Comunicação

Mudança no foco da comunicação da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Desde que Itamar Borges, deputado do MDB e licenciado para o cargo, assumiu a função, foram divulgados 220 press releases. Desse total, 117 tinham como destaque principal o político. Já, 103 traziam dados sobre produção, informações técnicas e tecnologias úteis aos produtores.

Imagem
Itamar Borges concede entrevista a uma emissora de TV em recente agenda de visitas a São José do Rio Preto, seu reduto eleitoral, no interior de São Paulo (foto: AgriculturaSP/Divulgação)



A troca feita pelo governador João Dória Júnior no comando da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo, em junho, não foi apenas no comando da pasta. Houve uma mudança na política de comunicação, no conceito de propagação de notícias e informações relacionadas ao setor do campo no Estado.

Números comprovam a tese. Desde que o deputado estadual licenciado Itamar Borges, do MDB, assumiu o cargo a comunicação da Secretaria publicou em seu portal na internet 220 press releases. Esses materiais são republicados ou servem de pauta para os veículos de comunicação convencionais como jornais, portais de notícia, site, blog, rádios e TVs. Os dados se referem até essa quinta-feira, dia 25.

Desse total, 117 divulgações tinham como destaque principal o secretário, com seu nome ou função no título da publicação, acompanhado de fotos de Borges em reuniões, visitas, anúncios, etc.. Já, 103 divulgavam ações da secretaria, ou seja, traziam dados relativos à produção, difusão de informações técnicas, tecnologias úteis aos homens e mulheres do campo do território paulista.

Isso quer dizer que 53,18% do trabalho da comunicação, até agora, destacou mais o gestor – um deputado estadual licenciado que precisa de votos caso queira se manter na Assembleia Legislativa de São Paulo. Por outro lado, em suma, menos da metade dos esforços dos comunicadores pagos com dinheiro público teve como objetivo levar informações úteis para o cotidiano dos empreendedores rurais.

Também com base em números, em uma rápida análise, é fácil identificar como foi esta mudança de rumos da comunicação. Em abril e maio, últimos meses da gestão de Gustavo Junqueira, a comunicação da Agricultura propagou 87 informações jornalísticas em seu site na web. Desse total, apenas nove tinham o gestor como destaque principal. Outras 78 foram materiais jornalísticos efetivamente úteis não só aos meios de comunicação, mas principalmente aos produtores.

RESPOSTA DA GESTÃO

Por meio de comunicado oficial e, em resposta ao Norte Agropecuário, a assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo refutou a tese de mudança no foco do setor.

Confira a nota na íntegra:

"Não existe mudança de foco na comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A Secretaria continua focada em dar visibilidade ao trabalho produzido por sua equipe técnica, estimativas de safra e produção, técnicas e tecnologias agrícolas e pesquisa agropecuária, assim como também às ações do executivo da pasta. Fato comprovado pelos dados enviados pelo jornalista. Não ouve uma diminuição na produção de conteúdo técnico, sim um aumento exponencial, de 182%, na divulgação do trabalho desenvolvido pela SAA.

Nos primeiros meses também foram lançados programas importantes para os produtores rurais, como o Rotas Rurais, o AgroSP+Seguro, além do maior investimento da história do Governo do Estado em pesquisa agropecuária.

A atual gestão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem como um dos principais objetivos aumentar o diálogo com funcionários, corpo técnico, produtores rurais, gestores municipais e toda a cadeia produtiva do agro paulista. Para que esse objetivo seja alcançado, é fundamental que os novos programas e iniciativas da SAA, assim como ações, encontros, reuniões e iniciativas dos gestores sejam divulgadas de forma transparente para o setor, a imprensa e a população em geral.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo"

CONFIRA TAMBÉM 

Principais desafios e missões de Itamar Borges à frente da Secretaria da Agricultura de São Paulo

Já em andança pelo interior de SP, Itamar Borges deixa a região de Prudente de lado

Leia o que foi publicado sobre Itamar Borges no Norte Agropecuário 

Ao assumir Agricultura de SP, Itamar Borges recebe apoio de entidades e garante atuar por "desenvolvimento sustentável e inovador"

Transição beneficia Itamar Borges, que ganha tempo ao mudar comandos da Agricultura de SP e implantar sua gestão

Governo de SP dá início ao processo de transição na Agricultura; sai Gustavo Junqueira e entra Itamar Borges

Futuro titular da Agricultura de São Paulo tem como base eleitoral Rio Preto, Araçatuba e região noroeste do Estado 

Gustavo Junqueira: Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo elenca ações e iniciativas voltadas aos produtores rurais

“Isenção de imposto para leite pasteurizado e redução do ICMS de carnes são vitórias do agro, do diálogo e do esforço coletivo”



 
Clique no ícone acima e assista a primeira parte da
reportagem sobre o Sítio Estiva, em Palmas (TO)

Clique no ícone acima e confira a segunda parte da reportagem
especial sobre o trabalho de Anízio Moura Filho e dona Maria Santa 

CONFIRA TAMBÉM 

Empreendedorismo rural: Matemático e professora deixam profissões, passam a se dedicar ao campo e, em meio à pandemia, hoje administram sítio

Em meio à pandemia, conceitos básicos do empreendedorismo guiam casal Anízio e dona Maria Santa

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O TEMA 

Balde Cheio em Rede tem ajudado a mudar hábitos em propriedades que se dedicam à pecuária leiteira no Tocantins e Pará


Clique no ícone acima e confira o programa de hoje


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 
Clique no ícone acima e confira a entrevista


Clique no ícone acima e confira a reportagem


Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Clique no ícone acima e confira o programa


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Sicredi Rio Paraná PR/SP disponibiliza R$ 150 milhões para produtores rurais da região no Plano Safra

Com “Drive Rural”, Sicredi Rio Paraná PR/SP leva informações do Plano Safra a produtores

Assessor da Sicredi Rio Paraná PR/SP detalha seguro agrícola e dá orientações a produtores rurais

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SICREDI 


Clique no ícone acima e assista a entrevista

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo

Nova opção para atendimento dos cooperados: Sicredi inaugura agência em Araguaína, no norte do Tocantins.

“Somos parceiros do agricultor; Temos como objetivo de fazer com que ele cresça”, afirma presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP.


Clique no ícone acima e assista a entrevista


 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio 

 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário