Criada em 14/06/2022 às 15h10 | Pesquisa

Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação sobre a cadeia produtiva de lácteos

Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação sobre a cadeia produtiva de lácteos. O curso é uma realização da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.

Imagem
Extensionistas do Ruraltins recebem capacitação sobre a cadeia produtiva de lácteos. (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)

Uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) esteve em Viçosa (MG) para participar de capacitação sobre a cadeia produtiva de lácteos. Realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso ocorreu de 6 a 11 de junho, no câmpus da universidade.

Voltado para os extensionistas que atuam com produtores rurais da cadeia produtiva de lácteos, o objetivo foi capacitar profissionais envolvidos quanto aos aspectos da sanidade animal e custos de produção; boas práticas de fabricação; formas de acesso a mercados; características nutricionais dos produtos; inserção na alimentação humana e promoção da segurança alimentar e nutricional dos consumidores.

Com atividades teóricas e práticas, a capacitação foi apresentada em três módulos, abordando práticas tecnológicas na produção de queijos, requeijão, ricota, bebidas lácteas e doce de leite.

Esta é a segunda turma do curso e, junto com a equipe tocantinense, também participaram colegas da extensão rural dos estados de Sergipe e Alagoas. Do Ruraltins, participaram os engenheiros de alimentos, Gabriela Barros, da central de Palmas; Reldson Leal, da Regional de Araguatins; e Maristhela Ramos, Regional de Paraíso do Tocantins.

A engenheira de alimentos, Gabriela Barros, frisou que este curso favorecerá e, principalmente, fortalecerá a agricultura familiar na produção de produtos lácteos artesanais. “Tivemos uma visita a um produtor local de queijos, da cidade de Viçosa, onde além de conhecermos o processo de produção, tivemos acesso às dependências do laticínio e à história do produtor, que relatou sua experiência e as dificuldades com o laticínio totalmente familiar. Foram dicas e conhecimentos valiosos que vamos poder transferir para os pequenos produtores tocantinenses”, explicou.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário