Criada em 18/01/2018 às 14h30 | Agricultura

Estradas vicinais serão recuperadas em seis municípios

A recuperação das estradas vicinais de Alvorada, Cristalândia, Barrolândia, Lizarda, Paranã e São Bento do Tocantins será realizada por meio de convênio entre Seagro e o Mapa, no valor de cerca de R$ 7,4 milhões.

Imagem
Convênio para recuperar cerca de 300 quilômetros de estradas foi assinado na sede da Seagro em Palmas. (Foto Elmiro de Deus)

Elmiro de Deus
DE PALMAS

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinaram convênio no valor de proximamente R$ 7,4 milhões para recuperar cerca de 300 quilômetros de estradas vicinais em seis municípios do Estado. Os municípios atendidos são Alvorada, Cristalândia, Barrolândia, Lizarda, Paranã e São Bento do Tocantins.

A assinatura ocorreu nesta terça-feira, 16, na Seagro com as presenças do secretário da Agricultura, Clemente Barros, do deputado Carlos Gaguim, e dos prefeitos Paulo Antonio de Lima Segundo de Alvorada, Cleiton Cantuário Brito de Cristalândia, Adriano José Ribeiro de Barrolândia, Suelene Lustosa Matos de Lizarda, Fabrício Viana Camelo Conceição de Paranã e Ronaldo Rodrigues Parente de São Bento do Tocantins.

O convênio garante a recuperação de aproximadamente 40 km de estradas vicinais em cada cidade, incluindo, a recuperação de pontes, terraplanagem, bueiros, cascalhamento e controle de erosão. A melhoria nas estradas promoverá a melhoria na logística produtiva de um total de 2.500 agricultores familiares nos seis municípios.

Segundo o secretário Clemente Barros as tramitações serão resolvidas em parceria com os municípios em três pontos principais para efetivação do convênio, a elaboração dos projetos de engenharia, as titularidades e o licenciamento ambiental. “Todos os prefeitos saíram motivados e compromissados com a urgência de solução das demandas apresentadas.”

Segundo o diretor de Gestão em Projetos da Seagro, Thiago Dourado, o convênio já está assinado, contratado e empenhado junto à Caixa Econômica Federal, o próximo passo é sanar os apontamentos contidos na cláusula suspensiva emitida pela Caixa. O processo licitatório deve ser publicado até o mês de março. O recurso é proveniente de emenda parlamentar da Bancada Federal, trabalhada pelo deputado Carlos Gaguim.

Benefícios

De acordo com Thiago Dourado esse benefício contribui para os produtores, principalmente da agricultura familiar. “As estradas vicinais nos municípios beneficiam os agricultores no transporte da logística para a aquisição de insumos e saída de produtos dos agricultores familiares para comercialização”, disse.

Dourado lembra ainda que, essa ação integra e reforça os agricultores que fazem parte do programa Terra Forte, que atende atualmente os 139 municípios tocantinenses. 

A prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa Matos (professora Sussu) disse que o benefício atenderá comunidades rurais mais distantes, a exemplo do Distrito Alto Bonito. “A região possui muitos agricultores que plantam e criam pequenos animais para comercializar na cidade, por isso essa recuperação é muito importante para estes produtores”, enfatizou.

Para o prefeito de Cristalândia, Cleiton Cantuário Brito, esse convênio chegou em um momento propício, pois os produtores rurais do município possuem como fonte de geração e renda a comercialização da produção agropecuária, e a recuperação das estradas vicinais é de extrema necessidade para a logística desses produtos.  (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário