Criada em 29/08/2017 às 23h50 | Agricultura

Esalq apresenta a órgãos públicos em Palmas Sistema de Informação para Planejamento Florestal no Cerrado Brasileiro

Primeira reunião será realizada nesta terça-feira, 29. A expectativa do projeto é mapear as principais essências florestais cultivadas no bioma cerrado como eucalipto, teca, pinus, mogno africano e cedro australiano.

Imagem

Elmiro de Deus
DE PALMAS

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Embrapa Informática Agropecuária e parceiros se reúnem para estudar a possibilidade de implantar o projeto Sistema de Informação para Planejamento Florestal no Cerrado Brasileiro (SIFLOR) no Tocantins. As reuniões ocorrem nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, no auditório da Secretaria da Agricultura, das 9 às 17 horas.

O projeto SIFLOR será apresentado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ligada à Universidade de São Paulo (USP). A expectativa do projeto é mapear as principais essências florestais cultivadas no bioma cerrado como eucalipto, teca, pinus, mogno africano e cedro australiano.

A intenção é que o projeto informatizado seja uma ferramenta para auxiliar produtores e técnicos dos serviços de extensão rural na escolha de espécie de plantios florestais, tanto em sistemas de monocultivo como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), considerando os aspectos de adaptação ao clima e solo, produtividade, mercado regional e, disponibilidade de material genético.

Para o engenheiro florestal da Seagro, Fernando Dorta, a intenção é que a Secretaria tenha um banco de dados para auxiliar os produtores do Estado. “A proposta é realizar um mapeamento, indicando quais são as determinadas áreas para o plantio das espécies florestais no Estado”, afirmou.

O SIFLOR

O projeto busca ainda organizar e planejar um banco de informações técnicas sobre as espécies nativas e exóticas, bem como orientar o plantio e manejar uma plantação com as espécies, atendendo à demanda dos produtores rurais.

Na reunião será apresentado como funciona o sistema de coleta de dados do projeto SIFLOR Cerrado e, posteriormente, feito um histórico de atividades do Tocantins na área de florestas plantadas, dados de adaptação de espécie e clones, produtividade e as políticas públicas no Estado. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário