Criada em 11/03/2019 às 18h02 | Pesquisa

Embrapa utiliza frutas e hortaliças para desenvolver embalagens comestíveis de sabores e aromas cítricos ou picantes

A Embrapa Instrumentação leva para a maior feira internacional de alimentos e bebidas, a ANUFOOD, em São Paulo, embalagens comestíveis de sabores e aromas cítricos ou picantes como o maracujá e o pimentão, fruto de pesquisas realizadas pela instituição.

Imagem
Participantes da ANUFOOD poderão conhecer embalagens comestíveis desenvolvidas pela Embrapa. (Foto Samuel Vasconcelos/Embrapa)

Joana Silva e Edilson Fragalle
DE SÃO CARLOS (SP)

Produzir embalagens com sabores e aromas cítricos ou picantes, como o maracujá e o pimentão. O peso da pesquisa para reduzir as perdas de frutas e hortaliças no País é de cerca de 40% - é um dos destaques da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) na maior feira internacional de alimentos e bebidas, um ANUFOOD, em São Paulo.

Se antes de uma pesquisa usava apenas uma polpa da fruta, na mesma fase de desenvolvimento, praticamente tudo é aproveitado, incluindo uma casca. No evento, que será realizado de 12 a 14, no São Paulo Expo, serão promovidos resultados de colheitas de sabor, maracujá, mamão e pimentão, resultado de uma década de pesquisas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA).

"A proposta é o reaproveitamento de frutas e hortaliças, em formato de película, para servir como alimento e aumentar o tempo de vida com os produtos em dois anos", diz o líder da Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, o engenheiro de materiais José Manoel Marconcini.

“A escala ainda é de laboratório, por isso, uma participação é uma excelente oportunidade de investigação sobre a produção industrial em alto nível”, diz um dos líderes adjuntos de Transferência de Tecnologia, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori.

Além da apresentação das revistas comestíveis, o pesquisador Marcos David Ferreira, participa de uma conversa de rastreabilidade de frutas, fundamental para o consumo de um alimento seguro. O pesquisador responderá a produção sustentável, as condições de transporte e como as frutas chegam ao consumidor.

Uma pesquisa para um sistema de monitoramento de qualidade e rastreamento de frutas e hortaliças, com base no sensor colorimétrico e no aplicativo para uso de celular está sendo desenvolvida em parceria com a empresa Siena Idea, a partir de 2017.

“Desta forma, aqueles envolvidos no setor hortifrúti, produtor – consumidor, podem receber informações e constatar a qualidade, aferida direta ou indiretamente, do produto comercializado, não ficando limitados a conhecer a origem do produto e/ou atender a legislação, mas também obter informações que possam influenciar na decisão do consumo, e principalmente consumir com mais segurança”, explica Marcos Ferreira.

A Embrapa Instrumentação ainda vai apresentar um vídeo sobre o CoffeClass, solução tecnológica desenvolvida para avaliar a qualidade do pó de café. As pesquisas mostram que a partir de técnicas de mineração de dados, aliadas à análise de imagens e inteligência artificial, é possível classificar e avaliar a qualidade do café.

A ANUFOOD Brasil é uma feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas, que funciona das 10h às 19h - como as fontes estão disponíveis no site https://www.anufoodbrazil.com.br. São dez setores no evento: Agroalimentos, Carnes, Refrigerados e Alimentos Frescos, Laticínios, Bebidas e Bebidas Quentes, Boa Comida, Pão e Padaria, Orgânicos, Doces e Petiscos, Food Service. (Da Embrapa Instrumentação)

 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário