Criada em 28/06/2019 às 17h33 | Agricultura

Técnicos difundem uso de tecnologias e boas práticas

O último módulo do Programa Arroz, Feijão e Mandioca foi finalizado esta semana com o Dia Técnico sobre a Cultura da Mandioca que abordou sobre as vantagens de utilizar as tecnologias do programa que resulta em mais produtividade no campo com menos mão de obra.

Imagem
Produtor mostra beneficiamento da mandioca no Projeto São João. (Foto Amanda Oliveira/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

Finalizado a programação do último módulo do Programa Arroz, Feijão e Mandioca, técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e demais parceiros, apresentaram, nesta quinta-feira, 27, em Palmas, o Dia Técnico sobre a Cultura da Mandioca.

O curso que abordou sobre as vantagens de utilizar as tecnologias do programa é direcionado a técnicos extensionistas e a produtores rurais e teve início na quarta-feira, 26, em Palmas. O dia de campo ocorreu, no Projeto São João, nas chácaras Beira Rio e Nossa Senhora de Aparecida, localizadas no município de Porto Nacional.  As chácaras são Unidades de Referência Tecnologicas (UTRs) do Programa.

O produtor Cristiano Barros Domingos, da chácara Beira Rio, participante do programa há um ano, comentou sobre os avanços conquistados na URT. “O primeiro curso serviu como aprendizado, seleção de materiais e hoje com o uso das tecnologias do programa estamos produzindo mais, com menos mão de obra. O ideal seria, num período de cinco anos, alcançar uma produtividade acima das 20 toneladas por hectares”, afirmou.

O produtor informou que, atualmente, a média de produção no Projeto São João é de 10 a 12 toneladas, mas que na unidade demonstrativa a produção deu um salto para quase 20 toneladas por hectares, utilizando a mesma variedade, mandioca cacau, que vem sendo trabalhada há muito tempo. “Hoje temos seis variedades novas e, em alguns ensaios, conseguimos alcançar 25 toneladas. Na próxima safra pretendemos alcançar 30 toneladas ao ano”, enfatizou. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário