Criada em 10/05/2019 às 15h17 | Agricultura

Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável com foco nos produtores da bacia do Rio Formoso é debatido na Agrotins

O Plano será elaborado para apoiar os produtores da Bacia do Rio Formoso do Tocantins no que diz respeito à expansão das áreas irrigadas e subirrigadas, visando à expansão da agricultura no Tocantins com responsabilidade ambiental economicamente sustentável.

Imagem
Secretário da Seagro, César Halum, destacou necessidade de implantação de plano para garantir uso adequado de recursos hídricos. (Foto Manoel Júnior / Seagro)

Eliane Tenório
DE PALMAS (TO)

Com proposta de debater o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realizou uma reunião, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), com representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e agricultores de municípios da região Sudoeste do Tocantins.

Durante o encontro, na quarta-feira, 8, foram discutidos assuntos como o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Sustentável  da Região Agrícola  Irrigada do Sudoeste do Tocantins, como também a possibilidade de uma integração do Ministério da Agricultura  com a FAO, positiva, para desenvolver o Polo de Desenvolvimento Sustentável da Região Sudoeste do Tocantins visando à análise da disponibilidade hídrica superficial e à segurança hídrica subterrânea. 

O secretário executivo da Seagro, Thiago Dourado, informou que o plano será elaborado objetivando que a expansão da agricultura no Tocantins seja realizada com responsabilidade ambiental, com soluções produtivas inovadoras e de alta produtividade, visando o desenvolvimento econômico sustentável do Tocantins. "O plano visa apoiar os produtores da região da Bacia do Rio Formoso do Tocantins no que diz respeito à expansão  das áreas irrigadas e subirrigadas e o desenvolvimento de uma agricultura sustentável", explicou.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chienelato, destacou  a importância do diálogo e da união dos esforços entre os atores envolvidos  em busca da melhor forma de administrar o potencial hídrico da região. “Precisamos utilizar com responsabilidade um bem tão precioso, para nosso desenvolvimento”, disse.

O  secretário de Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Pedro Neto,  afirmou que o governo federal está apoiando a iniciativa do Tocantins e contribuindo para que os estudos técnicos sejam elaborados. “Para que não reste dúvidas com relação à efetividade da subirrigação, porém com total responsabilidade ambiental.

Segundo o consultor da FAO, José Roberto Borget, é necessária a defesa enfática da agricultura irrigada sustentável no país. "Identificamos, no Brasil, uma área de 5 milhões de hectares  a ser desenvolvida, mas somente aumentando a produtividade. O grande desafio desta região em estudo no Tocantins  é utilizar menos água, com mais eficiência, maior produtividade e redução do desperdício”, enfatizou. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário