Criada em 26/07/2019 às 10h23 | Pecuária

Pecuária de corte brasileira registra alta de 2,12% nos custos de produção no primeiro semestre, indica pesquisa Cepea/CNA

Com alta de 2,12%, os custos da produção pecuária de corte aumentaram no primeiro semestre do ano. No entanto, ficou abaixo da inflação do mesmo período que foi de 4,39%, conforme o IGP-DI.

Imagem
De janeiro a julho, o Custo Operacional Efetivo da pecuária de corte subiu 2,12%, na “média Brasil” que considera os principais estados produtores. (Foto Juliano Ribeiro / Governo do Tocantins)

Os custos de produção da pecuária de corte brasileira registraram alta no primeiro semestre de 2019, conforme indicam pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). De janeiro a julho, o COE (Custo Operacional Efetivo) da pecuária de corte subiu 2,12%, na “média Brasil”.

A média Brasil considera a produção pecuária nos estados do Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

No mesmo período de 2018, a alta havia sido de 1,58%. Ainda assim, a elevação no custo verificada na primeira metade de 2019 está abaixo da inflação do mesmo período, que foi de 4,39%, conforme o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). Segundo a pesquisa do Cepea/CNA, dentre as etapas de produção da pecuária de corte, a que registrou a maior alta nos custos de produção para o período foi a recria engorda. (Do Cepea)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário