Criada em 25/06/2019 às 17h18 | Agricultura

Cerca de 30 extensionistas rurais participam de curso de boas práticas e de beneficiamento de arroz, feijão e mandioca

O curso acontece nesta quarta e quinta, 26 e 27, em Palmas, com atividades práticas em unidades experimentais. O curso faz parte do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas do arroz, feijão e mandioca.

Imagem
Há cultivos de mandioca nos 139 municípios do Tocantins. (Foto Seagro/Governo do Tocantins)

Eliane Tenório
DE PALMAS (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, inicia nesta quarta-feira, 26, o sexto e último módulo da capacitação de Boas Práticas Agrícolas e de Beneficiamento das culturas do arroz, feijão e mandioca. O curso segue até quinta-feira, 27, no auditório da Seagro, em Palmas. A ação faz parte de convênio firmado entre o Ministério da Agricultura e Governo do Tocantins por meio da Seagro.

Participam da capacitação, cerca de 30 profissionais agrícolas de instituições voltadas para o setor agropecuário, da Seagro, UnitinsAgro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Embrapa e Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder). 

As ações fazem parte do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas do arroz, feijão e mandioca no Tocantins. O projeto atua em 35 Unidades de Referência Tecnológicas (UTRs) distribuídas nos municípios localizados na região Centro-Norte do Estado.

Segundo a gerente de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, Eliane Lagares, o incentivo, é, justamente para desenvolver as culturas do arroz, feijão e mandioca, tendo como princípio a organização das cadeias produtivas, uso de boas práticas agrícolas, agregação de valor à produção e a busca de sustentabilidade ambiental, social e econômica das atividades. “A capacitação dos técnicos contribui para a garantia da qualidade e competividade dos cultivos agrícolas, levando as tecnologias aos produtores”, afirmou.

Dados

Dados do 9º Levantamento da Conab apontam que na safra 18/19, o Tocantins produziu 229.216 toneladas de mandioca, numa área de 13.254 ha, produzindo em média 17.298 kg por hectare. A produção de arroz foi de 623,9 mil toneladas. A área plantada foi de 119,8 mil ha e com produtividade de 5.207 kg por hectare. Já a produção de feijão caupi foi de 33,1 mil toneladas numa área plantada de 27,8 mil hectares, com produtividade média de 1.190 kg por hectare.

Prática

Na quinta-feira, 27, nas Unidades Experimentais instaladas na Chácara Nossa Senhora Aparecida e Chácara Beira Rio, no Projeto São João, município de Porto Nacional acontecem atividades práticas, mostrando o processo de produção da mandioca desde a prática produtiva da cultura até a comercialização da mandioca.

Dados: Há cultivos de mandioca nos 139 municípios do Tocantins.

Programação

Dia 26 (quinta)

8 horas - Abertura

8h15 – Apresentação dos Resultados da Avaliação de Impacto socioeconômicos - Ernandes Barboza Belchior/Embrapa Pesca e Aquicultura.

10 horas – Intervalo

10h20 – Pré-Teste e Encaminhamentos Próximas Etapas do Convênio

14 às 18 horas – Manejo da Cultura do Feijão Comum – Glays Rodrigues Matos/Embrapa Arroz e Feijão

Dia 27 (sexta) – Dia Técnico sobre cultura da Mandioca – Projeto de Fruticultura  Irrigado São João

8 às 12 horas – Atividade de Campo Apresentação de um caso de sucesso no cultivo de mandioca com os palestrante: Dr em Produção Vegetal da Embrapa, Gustavo Azevedo Campos e os engenheiros agrônomos e extensionistas rurais do Ruraltins, Cristiano Pereira Vieira e Saint Hunter Silva Marden

Tarde no auditório da Seagro

14 às 16 horas – Cultivares, Plantio, Manejo e Colheita - Feijão Caupi – Kaesel Jackson Damasceno e Silva/Embrapa Meio Norte

16 horas – Intervalo

16h10 – Fitossanidade: Pragas, Doenças e Ervas Daninhas - Feijão Caupi – Cândido Athayde Sobrinho/Embrapa Meio Norte

17h30 – Pós-Teste e Encerramento

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário