Criada em 22/02/2018 às 17h38 | Agricultura

Alagamentos em lavouras de arroz na região sudeste do Estado do Tocantins comprometem 80% da safra; Seagro avalia estragos

As chuvas intensas dos últimos dias causaram alagamentos em fazendas em Lagoa da Confusão e região. Boa parte da produção está debaixo d’água e estradas importantes para o escoamento também estão alagadas. Seagro informou que desde o início do mês monitora a região.

Imagem
A região Sudeste, especialmente os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium, teve as lavouras inundadas pelas fortes chuvas neste início de ano. (Foto: Ronison Parente/SeagroTO)

As intensas chuvas que caíram nos últimos dias deixaram fazendas alagadas na região de Lagoa da Confusão, cuja produção de arroz irrigado é carro chefe da agricultura local. Os canais que irrigam os campos de arroz transbordaram e deixaram grande parte das plantações debaixo d'água. A estimativa dos produtores é que 80% da safra esteja comprometida com os alagamentos.

"Tem uma parte que já está virando cacho e a outra parte já está com a maioria dos cachos para fora, então isso é muito preocupante com este tanto de água. Uma grande parte está tampando os cachos", disse o fazendeiro Cléver Teixeira de Andrade em reportagem exibida pela TV Anhanguera.

Outro desafio é saber como escoar as sacas que puderem ser colhidas, já que a maioria das estradas também tem pontos de alagamentos. Em uma delas o Rio Urubu ultrapassou a altura da ponte e já está praticamente cobrindo a estrutura. Sedes de fazendas também estão isoladas e com as máquinas paradas.

OS ESTRAGOS 

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) informou que vem realizando, desde o inicio de fevereiro, ações a fim de verificar a extensão do problema e fazer um levantamento das lavouras atingidas, especialmente os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.

Segundo a Seagro, o subsecretário da pasta, Ronison Parente, participou na última segunda-feira, 19, de um sobrevoo na região das áreas inundadas e disse que o acompanhamento da situação já vem sendo realizado desde o inicio do mês de fevereiro, por meio de reuniões com produtores rurais das regiões afetadas e autoridades locais e estaduais para avaliar a situação e tomar decisões que possam ajudar a minimizar as perdas.

“Uma equipe da Seagro, juntamente com servidores de outras pastas do Governo, está durante esta semana na região para avaliar os prejuízos e produzir um relatório que informará sobre a situação geral, além de orientar na formalização das ações cabíveis”, destacou o subsecretario. Informou também que depois de concluído, o levantamento será levado ao conhecimento do Governo do Tocantins para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas possibilitando o escoamento da produção. (Com informações Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário