Criada em 23/11/2021 às 15h07 | Pecuária

Artigo mostra como o cercamento eficiente contribui para o sucesso da pecuária intensiva

De acordo com Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert, o cercamento de qualidade proporciona maior controle das áreas onde os animais pastam, sendo possível controlar possíveis subpastejo ou superpastejo.

Imagem
De acordo com Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert, o cercamento de qualidade proporciona maior controle das áreas onde os animais pastam, sendo possível controlar possíveis subpastejo ou superpastejo. (Foto: Divulgação)

Por Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert

O cruzamento industrial é a solução da pecuária brasileira para o aumento da produtividade e consequente melhoria do resultado econômico. Essa técnica permite a união das melhores qualidades de duas raças (bos indicus e bos taurus) e a complementariedade dispara o conceito da heterose, o que possibilita obter indiscutíveis ganhos em termos de precocidade e conformação de carcaça. No final, estamos falando em mais carne, em menos tempo e em menor área – adicionalmente, a questão ambiental é um bônus fantástico.

Nesse processo, os produtores reconhecem a necessidade de investimento em boa genética, sanidade, nutrição e manejo. É exatamente no manejo que o cercamento eficaz e inteligente contribui para a proteção dos animais, mas também para o sucesso do negócio.

Os números mostram o espetacular aumento da produtividade da pecuária brasileira nas últimas décadas. Nesse contexto, salta aos olhos o avanço em termos de produção sustentável, representada pela preocupação ambiental, mas também de conforto e bem-estar dos bovinos. A integração-lavoura-pecuária-floresta surge com força, já representando mais de 16 milhões de hectares.

Novamente, é importante destacar o papel do cercamento nessa pecuária moderna e responsável. A separação dos pastos e a proteção do gado contra invasores são tópicos valorizados desse item cada vez mais essencial na pecuária intensiva.

De modo geral, as cercas têm como prioridade fazer a divisão de áreas. Porém, sua atuação vem crescendo. O cercamento de qualidade proporciona maior controle das áreas onde os animais pastam, sendo possível controlar possíveis subpastejo ou superpastejo.

Além disso, com o uso racional das cercas é possível fazer o melhor controle zootécnico na propriedade, categorizando os animais por tamanho, idade, sexo ou objetivos produtivos.

Ainda no quesito sustentabilidade, a cerca é chave para manter o equilíbrio entre o bem-estar do rebanho, o desempenho zootécnico e o meio ambiente, envolvendo a necessária preservação de solo, rios e áreas de preservação permanente. E isso vale para todas as categorias animais, seja cria, recria ou terminação.

O ponto central é que o sucesso do cruzamento industrial é uma soma de vários fatores – muito mais que genética, saúde e nutrição. Não há pecuária intensiva sem a correta divisão de pastos e o controle de áreas onde os animais podem caminhar livremente e se alimentar com qualidade.

Assim como há animais que se adaptam mais facilmente a determinado tipo de clima e ambiente, existem cercas especificas para cada relevo e diferentes condições climáticas.

Uma dica para os pecuaristas é sempre fazer o check-list para avaliar se sua propriedade está pronta para intensificar a atividade. Os criadores que consideram apenas a questão genética podem estar condenados a obter baixo desempenho da produção, mesmo com gado selecionado. Há diversos aspectos importantes a considerar e, no caso específico do manejo, uma boa cerca faz a diferença.

Em lugares com maior incidência de vida selvagem, como por exemplo o Pantanal, onças e outros animais costumam atacar propriedades. As perdas podem ser grandes, dependendo da frequência dos ataques. Em regiões de alta incidência de ataques, a proteção do plantel é essencial.

O aumento da demanda mundial por carne bovina é cada vez mais evidente. Numa outra ponta, não é suficiente apenas ter oferta de proteína animal. A exigência dos consumidores finais inclui produção mais eficaz e sustentável, com melhores condições sanitárias. (Da Texto Assessoria)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário