Criada em 09/05/2019 às 18h04 | Agricultura

Caravanas de agricultores familiares visitam Agrotins

Caravanas de agricultores familiares aproveitam a Agrotins para trocar experiências, aprender novas tecnologias e melhorar suas produções. Cerca mil atividades contemplam este público entre palestras, seminários, cursos e workshops.

Imagem
Grupo de agricultores familiares é recepcionado por técnicos da Seagro. (Foto Manoel Júnior/Governo do Tocantins)

Eliane Tenório
DE PALMAS (TO)

Com proposta de apoiar e incentivar a produção na agricultura familiar, o Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) recebeu as primeiras caravanas de produtores rurais que participarão da 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins ), na quarta-feira, 8. Na programação do evento constam cerca de mil atividades, entre workshops, seminários e cursos, que acontecem nos cinco dias do evento, que começou na terça-feira, 7, e segue até o sábado, 11. 

Segundo a gerente de Associativismo e Cooperativismo da Seagro, Sandra Correia, os produtores rurais  são recebidos e apoiados com transporte e hospedagem para terem acesso facilitado à estrutura do evento e capacitações. “E, em seguida, começam a participar das atividades, conforme os interesses e necessidades de cada um”, explicou.

Provenientes da comunidade Matinha, no município de Guaraí, 42 agricultores familiares, em sua maioria horticultores (70%), vieram pela primeira vez conhecer e participar da Agrotins. Eles comercializam a produção nos supermercados e feiras livres de Guaraí e municípios circunvizinhos. “A expectativa é muito boa. Queremos obter informações e novas tecnologias para repassar em nossa comunidade e região”, disse o presidente da Associação dos Agricultores Familiares da localidade rural, Aparecido Horácio Marques.

O produtor de frango e suíno, Jeová Ribeiro Maciel, 52 anos, do município de Rio do Sono, disse que veio à feira em busca de conhecimento. “Aqui aprendi sobre vários empreendimentos que deram certo na agricultura familiar e também gostei de ver na prática como funcionam máquinas e equipamentos”, afirmou.

As irmãs Luzia Justino de Castro, 68 anos, Aparecida Justino de Castro, 69 anos, e Ana Luiza da Silva, 72 anos, produzem banana, verduras, milho, mandioca e frango na Fazenda Vão do Brejo, também do município de Guaraí. “Estamos vindo pela primeira vez para conhecer a Agrotins e obter informações para melhorar nossos plantios”, afirmou Aparecida Justino.

Já a horticultora Maria Cristina trouxe as filhas para conhecer a Agrotins e vai participar de palestras e eventos sobre informações voltadas à produção de hortaliças. “A expectativa é muito grande, queremos conhecer o máximo de atividades na Agrotins”, disse.

O agricultor familiar do povoado da Matinha, João Horácio Marques, produz alface e cheiro verde e vende nos supermercados e em feiras livres.  “Essa é a terceira vez que participo e sempre levo novas informações. Os conhecimentos aqui adquiridos me ajudaram a melhorar o manejo, produção e comercialização dos produtos", disse.  (Da Seagro)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário