Criada em 24/09/2019 às 17h10 | Pecuária

Capim e capineira: garantia de alimentação do rebanho leiteiro

Cinco produtores rurais da Capital iniciaram, em suas propriedades, o plantio de capim e capineira para garantir alimentação do rebanho de leite. As orientações para o plantio foram dadas pela equipe técnica da Seder.

Imagem
Manejo correto do solo garante melhor rendimento do capim. (Foto Divulgação Seder)

Fernanda Mendonça
DE PALMAS (TO)

Com auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) cinco produtores rurais da Capital iniciaram, em suas propriedades, o plantio de capim e capineira para garantir a alimentação do rebanho de leite. A orientação técnica fornecida pela Seder garante o correto manejo e resultados satisfatórios aos produtores.

As propriedades estão localizadas no Projeto de Assentamento Entre Rios, Santa Fé e Jaú. Unidades demonstrativas de bovinocultura de leite estão em processo de implantação em duas propriedades e são viabilizadas por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O solo que receberá o capim está em processo de análise por meio de coleta. A partir desse ponto, os técnicos do órgão estão elaborando as correções no solo que serão necessárias para o plantio. O médico veterinário da Seder Cláudio Sayão explica que, seguindo essas etapas corretamente, o planejamento garantirá a alimentação para o rebanho para o próximo ano.

Ainda de acordo com Sayão, apesar de algumas localidades já receberem a assistência da Seder em anos anteriores, o que a pasta traz de novo é a mudança da pastagem da forma semi-intensiva para intensiva. “Dessa forma aplica-se o pastejo rotacionado na época das águas, e quem tiver irrigação do capim poderá usar de forma intensiva durante todo o ano. Pretendemos disponibilizar maior oferta de capim e de capineira, de modo a melhorar a alimentação das matrizes leiteiras buscando elevar a produção e a renda da atividade”, explica o veterinário.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, lembra que qualquer produtor de Palmas poderá receber gratuitamente assistência técnica, basta ir até a sede do órgão, localizada na ASR-SE 125 (1.212 Sul), Avenida LO - 11, esquina com NS-10, próximo ao Terminal Rodoviário de Palmas e buscar a orientação necessária. “Nosso objetivo é fomentar ainda mais o desenvolvimento rural em Palmas por meio das tecnologias sustentáveis, de baixo custo, e que garanta rentabilidade para os produtos”, explica. (Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário