Criada em 18/08/2023 às 08h18 | Política brasileira

Entrevista: presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados diz que governo reconhece importância do agro; ouça

Tião Medeiros destaca que após começar com gestos negativos, gestão federal entendeu que a economia depende muito do campo; deputado também fala de problemas com queda do dólar e sugere ações para crescimento da produção de frango.

Imagem
O deputado federal do Paraná, Tião Medeiros (Progressistas), concedeu entrevista ao Norte Agropecuário. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado

De Palmas (TO) 

Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, o deputado federal do Paraná, Tião Medeiros (Progressistas), concedeu entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio na qual falou de vários assuntos ligados ao campo no Brasil e, questionado, comentou temas importantes para o Tocantins.

Tião Medeiros disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou com gesto muito ruins para o agro, com críticas pesadas e permitindo invasões do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), mas percebeu, rapidamente, quando o fecharam os números do primeiro trimestre e o Brasil havia crescido 2% com base no agronegócio, que o setor era fundamental para o país.

“O Brasil cresceu 2% e esse crescimento está totalmente alavancado no agronegócio. Se a gente tirasse o agronegócio, o crescimento do Brasil teria sido zero no primeiro trimestre. E aí imediatamente o governo muda os gestos. Passa então a reconhecer que o agronegócio é importante e relevante, lança o maior Plano Safra da história, com bastante volume de dinheiro à disposição do campo. Na medida em que o agronegócio cresce ele demanda mais recursos, isso é natural, isso é normal, isso tá se ampliando, aí a gente tem um crescimento horizontal e vertical da agricultura”, ressaltou o deputado.

Para ele, o governo federal entendeu que o agro é alavanca do país e vem trabalhando para ajudar o setor.

O deputado também falou do Código Florestal, destacou que queda abrupta do dólar vem atrapalhando muito o setor, pediu uma política de preços para algumas commodities essenciais e falou da produção de frango no Paraná que poderia ser replicada no Tocantins.

O Paraná é o maior produtor e exportador de frango do país. Tião Medeiros contou que esse grande destaque se deu através de atuação cooperada. Para ele, isso é bem possível de se fazer também no Tocantins.

Clique aqui e ouça a entrevista completa.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário