Criada em 23/02/2022 às 07h28 | Mercado

BRF reporta lucro de aproximadamente R$1 bilhão no último trimestre do ano

Mesmo diante de um cenário inflacionário que afetou a cadeia de suprimentos, Companhia atingiu receita operacional recorde de R$ 48,3 bilhões em 2021 e reforçou estrutura de capital com follow on no início deste ano.

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Mesmo com cenário econômico desafiador, Companhia atingiu receita operacional recorde de R$ 48,3 bilhões em 2021 e reforçou estrutura de capital com follow on no início deste ano. (Foto: Divulgação)

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, encerrou o ano de 2021 com uma receita operacional líquida de R$ 48,3 bilhões, aumento de 22,5% em relação ao ano anterior e o EBITDA ajustado anual totalizou R$ 5,56 bilhões, com crescimento de 7,2% na comparação 2020 x 2021. No quarto trimestre do ano (4T21), o lucro líquido da Companhia foi de R$ 964 milhões, 6,9% superior ao do mesmo período de 2020, fruto de uma receita líquida de R$ 13,7 bilhões, 19,6% maior que a do 4T20.Mesmo diante de um cenário inflacionário que afetou a cadeia de suprimentos, com alta na taxa de juros e desvalorização cambial, a empresa registrou crescimento nos seus principais indicadores durante o ano.

De acordo com o CEO global da BRF, Lorival Luz, os resultados de 2021 mostram o acerto da estratégia e da gestão, além da capacidade da Companhia de atuar em cenários adversos. O executivo se refere à jornada iniciada em 2018 que possibilitou a empresa retomar a estabilidade dos resultados e construir sua visão de longo prazo.“No primeiro ano de execução da Visão 2030, mesmo em um contexto desafiador, realizamos investimentos estratégicos e demonstramos agilidade para adaptar nosso negócio, austeridade em custos e resiliência dos resultados”, comenta.“Hoje, olhamos para o futuro e trabalhamos para alcançar todos os objetivos propostos em nosso planejamento, por meio de avanços em nosso portfólio de valor agregado e na receita advinda de inovação, que no Brasil já representa 7%.”

A estratégia internacional, um dos focos da Visão 2030, foi destaque de performance no último trimestre. Com a reabertura econômica em diversos países, o mercado halal e as exportações diretas ganharam força, com crescimento na participação de produtos de maior valor agregado. Alguns países tiveram forte desempenho, como a Turquia, onde a marca Banvit é a líder de mercado com mais de 50% da preferência. Já na Arábia Saudita, a BRF consolida sua liderança com cerca de 37% demarketshare. Para reforçar sua presença no mercado halal, a Companhia renovou em 2021 sua sociedade na Turquia com o Fundo Soberano do Catar (QIA) e assinou, em janeiro de 2022, um Memorando de Entendimentos com o PublicInvestment Fund (PIF) da Arábia Saudita, um dos maiores fundos soberanos do mundo, para atuar na cadeia completa de produção de carne de frango congelada e resfriada, além de produtos industrializados de alto valor agregado.

A BRF também celebra o êxito da estratégia em relação às suas marcas de alimentos no mercado nacional. Todas as marcas apresentaram crescimento na preferência dos consumidores, com destaque especial para a Sadia, que, além da marca de alimentos mais valiosa do País, se tornou a marca de alimentos favorita do brasileiro. Junto com a Perdigão, as duas marcas somam quase 45% de preferência. Já a Qualy se consolidou como líder absoluta entre as margarinas. Em vendas, a força das marcas se refletiu no aumento de 11% na comercialização de kits comemorativos, característicos do fim do ano, e no expressivo crescimento de vendas via canais proprietários da BRF.

Outrosegmento que ganhou destaque no ano foi o dePet Food com aaquisição das operações do Grupo Hercosul e da Mogiana. A integração de ambas as operações permitiu que a Companhia seja hoje a terceira colocada no mercado brasileiro deste segmento, com aproximadamente 10% de marketshare. A marca Balance alcançou a segunda posição no segmento de supermercados. Além disso, investimos na expansão do portfólio de produtos com 12 SKUs lançados no 2S21. A divisão de ingredientes, que realiza o aproveitamento e otimização de resíduos dos processos agroindustriais - representada pela BRF Ingredients - atingiu recorde de receitas e rentabilidade, com cerca de 8% do EBITDA ajustado global da BRF, graças à sua estratégia de co-desenvolvimento de produtos com clientes dos setores de nutrição animal, humana, cosmética e farmacêutica.

Para fortalecer a estrutura de capital neste contexto macroeconômico e possibilitar os investimentos previstos na Visão 2030, a Companhia realizou em fevereiro deste ano um importante movimento no mercado de capitais, ofollow-on (oferta subsequente de ações), que levantou R$ 5,4 bilhões.“O processo de follow-on demonstrou a confiança dos nossos investidores e acionistas no futuro da BRF, com uma operação cada vez mais direcionada para produtos de alto valor agregado”, salientou Lorival Luz. Com a expectativa de continuidade da disciplina na gestão da política financeira e manutenção do controle da alavancagem financeira líquida, a S&P elevou a nota de crédito da Companhia em escala corporativa global de “BB-” para "BB" e em escala nacional de “brAA+” para “brAAA”, ambas com perspectiva estável.
ESG

A BRF segue avançando nas metas e compromissos, com importantes anúncios ao longo do ano de 2021. Entre os destaques, a Companhia apresentou seu compromisso em se tornar Net Zero em emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2040, tanto nas operações como na cadeia produtiva. A BRF se manteve, em 2021, em importantes índices que atestam o compromisso sustentável, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e o Índice de Carbono Eficiente (ICO2 -- B3). A Companhia foi melhor empresa brasileira avaliada no ranking “The 100 Most SustainablyManagedCompanies in the World”, do The Wall Street Journal eaúnica empresa brasileira do setor de alimentos do país no ranking global “World’s Best Employers” da Forbes. A BRF também se consagrou como a "Empresa do Ano em Comunicação" pelo Prêmio Aberje.

Vale ressaltar ainda o lançamento do primeiro frango vegetal carbono neutro da Sadia Veg&Tal e da Qualy como primeira margarina a compensar 100% das embalagens no Brasil. A Companhia também implementou a Política de Compra Sustentável de Grãos e estabeleceu o compromisso de rastreabilidade de 100% dos grãos da Amazônia e Cerrado até 2025. Na área social, mais de 170 mil pessoas foram impactadas pelo Instituto BRF, por meio de parcerias como Cozinhas Solidárias, Comida Invisível e projetos do fundo Nossa Parte Pelo Todo. A BRF ainda doou mais R$ 50 milhões para enfrentamento à COVID.

Sobre a BRF 

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade. (Da Assessoria)

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