Criada em 19/07/2019 às 09h59 | Agricultura

Clearfield: Arroz com tecnologia desenvolvida pela Embrapa permite maior produtividade com ciclo mais rápido de produção

A primeira colheita do experimento feito no Centro Agrotecnológico de Palmas foi realizada em 102 dias, 18 dias antes do previsto. A cultivar de arroz BRS A 501 CL, desenvolvida pela Embrapa no sistema Clearfield, ainda permite a otimização dos recursos e bons resultados na produtividade.

Imagem
A colheita que estava prevista para 120 dias, ocorreu em 102 dias, mostrando ser uma boa opção para diversificar a renda do produtor, bem como trabalhar a recuperação de pastagem. (Foto Divulgação Ruraltins)

Amanda Oliveira
DE PALMAS (TO)

Extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram a colheita do arroz BRS A 501 CL, cultivar desenvolvida pela Embrapa no sistema Clearfield, um modelo de produção que permite a otimização dos recursos para o produtor e bons resultados na produtividade. A tecnologia é eficiente no manejo das principais plantas daninhas que ocorrem na lavoura de arroz, especialmente o arroz vermelho, que é o grande inimigo da orizicultura brasileira.

De acordo com o engenheiro agrônomo e Gerente de Agricultura, do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, na área de experimento do órgão, localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, foram consorciados quatro cultivares de capim e o arroz. A colheita que estava prevista para 120 dias, ocorreu em 102 dias, mostrando ser uma boa opção para diversificar a renda do produtor, bem como trabalhar a recuperação de pastagem. "Avaliamos o teor de umidade dos grãos, que no momento da colheita deve ser o mais adequado, pois pode interferir no rendimento de grãos, no beneficiamento e na perda da produção. Com a avaliação concluímos que o arroz já estava no ponto ideal de colheita que é a fase de maturação em que se obtém maior rendimento dos grãos inteiros", analisou.

O agrônomo ressalta ainda que o resultado foi muito positivo em um curto período, e que é possível introduzir outra cultura de ciclo curto para melhor aproveitamento da área. "Vamos plantar melancia junto com o capim que ainda não está alto, isso irá contribuir muito com a proteção do solo, pois é uma cultura que pode ser colhida em apenas 90 dias”, ressaltou. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário