Criada em 05/07/2019 às 17h54 | Agricultura

Tocantins elabora aplicativo que permite monitorar as condições meteorológicas para auxiliar o produtor no campo

O aplicativo é baseado em tecnologia semelhante à desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná. O app do Tocantins está sendo desenvolvido por técnicos da Secretaria de Agricultura e da Unitins e deve ser lançado em setembro.

Imagem
A tecnologia irá auxiliar no dia a dia do produtor no cultivo das lavouras, principalmente, a minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. (Foto Dari Fronza / Aprosoja Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) em parceria com a Universidade do Tocantins (Unitins) estão elaborando um aplicativo que permite o monitoramento das condições meteorológicas em vários locais para auxiliar o produtor no campo. O estudo é baseado em tecnologia semelhante à desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Os técnicos estiveram no Paraná, justamente para conhecer a tecnologia já utilizada naquele estado. A tecnologia em estudo deve ser lançada no Tocantins no segundo semestre deste ano, no 5° Encontro de Agrometeorologia, em setembro.


Pesquisador mostra a tecnologia para técnicos do
Tocantins (Foto Seagro/Governo do Tocantins)

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Alexandre Barreto, a tecnologia irá auxiliar no dia a dia do produtor no cultivo das lavouras, no processo de planejamento e de tomada de decisão agrícola, com vista principalmente, minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. “É uma ferramenta que permite o monitoramento da umidade relativa do ar, precipitação, indicando as condições ambientais, ou seja, o momento ideal para manejo do solo, pulverização agrícola, época de plantio, entre outras ferramentas”, ressaltou.

A tecnologia é direcionada aos extensionistas rurais, técnicos agropecuários, produtores rurais (pequenos, médios e grandes), indústrias, comércio e a sociedade civil.

O aplicativo reunirá informações simples e clara dos principais órgãos institucionais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Previsão de Tempo e Clima (CPTEC), Agência Nacional de Águas (Ana)  e Unitins. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário