Criada em 10/04/2017 às 20h21 | Agricultura

Vitrine tecnológica terá 42 variedades de mandioca consorciada com cultivo de grãos durante Agrotins 2017 em maio, em Palmas

Atualmente a produtividade da mandioca convencional alcança média de 11 a 17 quilos por hectare, mas com o uso da tecnologia, maniva selecionada e manejo adequado a produção pode ultrapassar mais de 20 quilos.

Imagem
Vitrine de Campo da Cultura da Mandioca industrial e mesa será instalada durante Agrotins em maio, em Palmas (foto: Reprodução)

Elmiro de Deus
DE PALMAS

A produção de mandioca no Tocantins está sendo incentivada para aumentar a qualidade e produtividade através de programas desenvolvidos pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com órgãos ligados ao setor rural. E na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017) será apresentada uma Vitrine de Campo da Cultura da Mandioca industrial e mesa, consorciado com diferentes cultivares de grãos para apresentar aos produtores e visitantes. A Feira acontece de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Na vitrine de campo estão expostas 42 variedades de mandioca, industrial e mesa, intercalada ao cultivo de grãos como amendoim, milho, feijão e arroz. “Esse sistema é altamente produtivo, principalmente para os pequenos produtores, pois permite a produção diversificada numa pequena área, possibilitando mais ganho produtivo e aproveitamento de espaço”, disse o engenheiro agrônomo da Seagro, Antônio Cássio Filho.

O engenheiro informa ainda que, atualmente a produtividade da mandioca convencional alcança média de 11 a 17 quilos por hectares, mas como uso da tecnologia, maniva selecionada e manejo adequado a produção pode ultrapassar mais de 20 quilos por hectares.

AS MANIVAS

As sementes (manivas) da unidade demonstrativa são fornecidas pelo projeto Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva), cuja ação faz parte da parceria entre a Secretaria da Agricultura, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Cooperativa Industrial de Pedro Afonso (Cooapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A intenção é que posteriormente, o projeto seja multiplicador de sementes de mandioca de boa qualidade nos municípios tocantinenses. O projeto objetiva também a formação de multiplicadores (técnicos e agricultores) para que eles possam reproduzir na indução à brotação e no enraizamento dos brotos das manivas.

AGROTINS 2017  

Considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, a Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário