Criada em 10/05/2018 às 19h06 | Agricultura

Agrotins divulga protótipo de galinheiro móvel para agricultores familiares

O galinheiro móvel, tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Tocantins, é apropriado para agricultores familiares, pois é construído com material simples e barato.

Imagem
O galinheiro possui duas divisões internas, o pastejo na parte inferior e o poleiro, mesmo local, onde as galinhas põem os ovos. (Foto Divulgação)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

As inovações tecnológicas para a pecuária na Feira de Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2018) são diversificadas. No Portal da Pecuária, é apresentado aos agricultores familiares o galinheiro móvel, um sistema criação rotativo de ave. A Agrotins iniciou na segunda-feira, 8, encerra no sábado, 12, no Centro Agrotecnólogico de Palmas, na Rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

O galinheiro móvel, tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Tocantins, é apropriado para agricultores familiares, pois é construído com material simples e barato, como palete de madeira e tela, possuindo duas divisões internas, o pastejo na parte inferior e o poleiro, mesmo local, onde as galinhas põem os ovos (ninho).

Pastagem

A vantagem deste sistema é que o poleiro móvel pode ser deslocado na área de pastagem, proporcionando o bem-estar das aves. O pastejo rotativo é um sistema sustentável, sem degradar a área de convívio dos animais.

De acordo com a diretora de política para Pecuária, Érika Jardim, o modelo é muito interessante, principalmente para pequenos produtores. “É um sistema de baixo custo que proporciona, aos produtores, uma forma de gerar renda na sua propriedade”, enfatizou. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário