Criada em 10/05/2019 às 15h07 | Agricultura

Práticas sustentáveis na agricultura familiar credencia segmento à inserção na Bioeconomia

O Ministério da Agricultura está desenvolvendo projeto que permite agregar valor a produtos e serviços da agricultura familiar, inserindo os produtores na bioeconomia, nome dado às práticas sustentáveis.

Imagem
Secretário César Halum destacou potencial para desenvolvimento das práticas sustentáveis. (Foto Manoel Júnior/Governo do Tocantins)

Luiz Pires
DE PALMAS (TO)

A inserção da agricultura familiar na bioeconomia é um dos temas abordados na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2019). Bioeconomia é a denominação dada às práticas sustentáveis, que reúnem todos os setores produtivos que utilizam recursos biológicos (seres vivos).

O secretário da Agricultura, César Halum, prestigiou a palestra na última terça-feira, 8, proferida por Marco Pavarino, coordenador geral de Agroecologia e Produção Sustentável da Subsecretaria de Agricultura Familiar da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O palestrante explicou que uma parte da agricultura familiar já está inserida na bioeconomia. “Eles produzem, comercializam e, por isso, já participam desse segmento econômico. Mas ainda existe uma parte que está fora desse processo”, afirma.

“O que nós pretendemos é fomentar e estruturar uma parte das cadeias produtivas e dos serviços que são oferecidos pelos agricultores familiares, para que eles consigam agregar valor aos seus produtos e oferta-los de uma forma mais expressiva, gerando mais renda, mais emprego e consigam mostrar todo conhecimento que têm sobre os recursos naturais que utilizam”, disse Marco Pavarino, informando que o Mapa está trabalhando na construção de um programa para bioeconomia para a agricultura familiar. (Da Secom Tocantins)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário