Criada em 01/08/2018 às 16h46 | Agricultura

Agosto Verde: Agricultores destacam importância das ações voltadas à produtividade e difusão de tecnologia em Palmas

Programa foi lançado na manhã desta quarta-feira, 1º, na sede da Seder (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e é promovido pela Prefeitura de Palmas. Nesta edição será abordado o conceito de Tecnologia Solidária através de Unidades Demonstrativas (UDs).

Imagem
Lançado em Palmas, Agosto Verde conta com participação de várias instituições como parceiras e visa atender produtores rurais da capital e municípios vizinhos (foto: Regiane Rocha/Secom)

Agricultores destacaram a importância da série de ações do programa Agosto Verde desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) em Palmas. Para o presidente da Associação Novo Progresso Serra do Lajeado, Antonio Muniz, o Agosto Verde trará bons rendimentos no cinturão verde de Palmas. “Nós temos que ter cuidado com o fogo, que pode causar um desastre nas plantações”, alertou.

O agricultor da Vila Agrotins, Edivalton Mendonça, diz que o mês de agosto é um mês atípico para agricultura, citando a falta de água com a maior demanda, um problema sério para quem planta. “Com esse trabalho alavancado pela Prefeitura vai dar uma melhorada, pois nós temos projetos de irrigação para solucionar esse problema”, disse.

ASSISTA: Agosto Verde tem objetivo de levar informação e tecnologia aos produtores, afirma Sahium

O presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Marcino Pereira Lima, destaca a tecnologia como principal aliada dos agricultores para enfrentar o mês de agosto. “Hoje é o dia em que a inteligência se equipara a tecnologia para que tenhamos um mês de Agosto Verde com bons resultados no campo”, ressaltou.

O LANÇAMENTO

O Agosto Verde foi lançado na manhã desta quarta-feira, 1º, na sede da Seder e é promovido pela Prefeitura de Palmas. O programa abordará nesta edição o conceito de Tecnologia Solidária através de Unidades Demonstrativas (UDs). Uma das unidades que serão visitadas fica no assentamento São João.

O lançamento foi feito pelo secretário da pasta, Roberto Sahium com a presença de diversos dirigentes municipais, estaduais e federais e vereadores. Na oportunidade, o secretário de Governo e Assuntos Institucionais, Eduardo Mantoan, leu a mensagem da prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, que se encontra acamada, aos produtores rurais pela abertura do Agosto Verde.

Na mensagem a chefe do executivo destaca o grau de comprometimento da gestão com o homem do campo tendo como mote a transferência de tecnologia aliada a sustentabilidade. “Com a otimização de recursos, transferência de tecnologia e ações solidárias teremos um ambiente rural forte, gerando renda e qualidade de vida para o nosso agricultor”, destacou a prefeita. Mantoan desejou aos agricultores um próspero e produtivo Agosto verde.

O superintendente Federal da Agricultura do Tocantins, o agropecuarista, Rodrigo Guerra, elogiou a iniciativa da Seder e ressaltou que para que o produtor produza bem e tenha rendimentos é preciso que a tecnologia chegue ao pequeno agricultor.

Para o secretário da pasta, Roberto Sahium, o Agosto Verde traz uma proposta de mudança de atitude dos gestores em relação ao meio ambiente. “Com respeito ao meio ambiente estaremos levando conhecimentos através da tecnologia solidária aos produtores rurais, que terão ganhos em produtividade e competitividade”, destacou.

O lançamento do Agosto Verde contou com a apresentação da Orquestra Sanfônica Graciosa e da musicista, Edi Ribeiro, em seguida foi servido um café da manhã aos produtores rurais, onde puderam degustar a mandioca verde, iguaria feita pelo secretário da pasta.

OS PARCEIROS

O Agosto Verde conta com parcerias das Secretarias Municipais de Educação (Semed), de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), de Desenvolvimento Social (Sedes), da Fundação do Meio Ambiente (FMA), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Zoofértil, Avifran, Atacadão da Ração, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Com informações da Secretaria da Comunicação de Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário