Criada em 10/04/2017 às 23h55 | Agricultura

Com adesão ao ILPF, agricultor recupera 60% da pastagem e triplica produtividade de fazenda no interior do Tocantins

A propriedade localizada em Almas sediou sábado o 3º Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis, cujo objetivo foi propagar as tecnologias do Plano ABC, visando o aumento da produtividade e da lucratividade.

Imagem
Dia de campo apresentou aos produtores oito estações onde foram realizados ciclos de palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável (fotos: Alaídes Cardoso/Ruraltins)

Ao utilizar sistema integrado de produção, agricultor do interior do Tocantins se tornou exemplo no Estado ao triplicar a produtividade da fazenda. “Com o acompanhamento técnico e a implantação do sistema integrado de produção conseguimos triplicar a produtividade da fazenda, sendo atualmente um modelo de produção para que outros agricultores adotem em suas propriedades”, disse Neiçon Gomes, dono da Fazenda Laço de Ouro, que fez questão de agradecer órgãos como Ruraltins e Embrapa. Com isso, em pouco tempo conseguiu recuperar em torno de 60% da pastagem aumentando a produtividade do rebanho.

A propriedade localizada em Almas (308 km de Palmas) sediou sábado, dia 8, o 3º Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis, cujo objetivo foi propagar as tecnologias do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), visando o aumento da produtividade e da lucratividade agropecuária. O encontro foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O Dia de Campo, principal atração da 2ª Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas), apresentou os resultados obtidos com a implantação, há quatro anos, de uma unidade demonstrativa de iLPF (integração Lavoura-pecuária-floresta) empregando a tecnologia de recuperação/renovação de pastagens, em consórcio com culturas anuais, para recuperação de áreas degradadas.

Além do dia de campo, a Agroalmas contou ainda com a Feira da Agricultura Famliar e exposição de animais, máquinas agrícolas, implementos e de produtos típicos preparados pelos agricultores.

INVESTIMENTO EM EXTENSÃO

Conforme o organizador do evento e extensionistas do Ruraltins, João Filho, o Dia de Campo mostrou a importância da extensão rural para o desenvolvimento das famílias do campo. “O evento demonstra de forma efetiva a força da assistência técnica e da extensão rural. Onde está o extensionista está a transformação rural, e o exemplo está aqui na Fazenda Laço de Ouro, que por meio de uma unidade demonstrativa transformou o município.  Portanto, promover o desenvolvimento da agricultura é uma prioridade nacional, pois a agricultura é quem coloca alimento na mesa das famílias”, destacou João Filho.

O presidente do Ruraltins Pedro Dias, em sua fala, também reforça a importância da extensão rural, informando que será lançado o balanço social do órgão, em que comprava o retorno do investimento governamental para a sociedade. “Investir na extensão rural é promover o crescimento econômico e social das famílias agricultoras, bem como o do Tocantins, e o balanço social resume bem isso. Para cada real investido na assistência técnica e na extensão rural a sociedade tem de volta R$ 5,58", frisou o presidente, acrescentando que a Agroalmas é o reflexo do empenho da extensão rural e do potencial da agricultura no Estado.

PALESTRAS EM ALMAS

Dividido em dois circuitos, o dia de campo trouxe aos participantes oito estações onde foram realizados ciclos de palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável, tais como, manejo de pastagens; adubação e manejo do pastejo em iLPF; gestão em pecuária; crédito rural; o controle de plantas daninhas para o aumento da produtividade na pecuária; Projeto Reniva (rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária).

Um dos destaques do dia de campo foi o Sistema Integrado de Produção de Alimentos, desenvolvido pela Embrapa, e no evento apresentado e conduzido pelo extensionista do Ruraltins, Felismino Coelho Filho. Mais conhecido como Sisteminha Embrapa, o projeto integra a produção de peixe, consorciado com diversas culturas, como frutas e hortaliças.

De acordo com o extensionista, é um modelo barato, podendo ser feito de madeira, papelão, plástico e bomba de água, cuja finalidade principal é promover a segurança alimentar das famílias. “Ele foi desenvolvido no nordeste para atender às famílias de baixa renda garantindo a elas o acesso a proteína animal. Não é para ganhar dinheiro, mas melhorar e diversificar a alimentação das famílias”, frisou Felismino Coelho Filho.

A produtora Maria Divina, moradora do Assentamento Jacubinha, localizado no município de Natividade, afirma que sua participação na Agroalmas foi buscar mais conhecimento. “Hoje podemos ver muitas coisas diferentes, por exemplo, o manejo do solo e o sistema integrado de produção, ideais para os pequenos agricultores. Essas experiências serão levadas para a nossa comunidade e com o apoio do Ruraltins, vamos  produzir muito mais”, disse a produtora.

TERMO DE COOPERAÇÃO

Na oportunidade foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Ruraltins e o município de Almas, cujo objetivo é a promoção de inovação tecnológica e o acesso aos programas e políticas públicas que estimulam o desenvolvimento rural sustentável, como também, o fortalecimento e a instalação de agroindústrias de pequeno porte, por meio da implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). (Com informações do Ruraltins) 

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário