Criada em 25/08/2021 às 09h21 | Negócios

Adapec avalia que regularização da produção de pescado na capital é fundamental para a economia e qualidade dos produtos consumidos

Na reunião, os órgãos avaliaram que existe um grande número de produção informal de pescado em Palmas, além disso, há uma ausência de estabelecimento com registro no Serviço Oficial de Inspeção e a entrada de pescado de outros estados na capital.

Imagem
Na reunião, os órgãos avaliaram que existe um grande número de produção informal de pescado em Palmas. (Foto: Mateus Soares)

WELCTON DE OLIVEIRA
De Palmas (TO)

Com o objetivo de harmonizar o processo de fiscalização e inspeção da cadeia produtiva de pescado no município de Palmas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) e o Serviço de Inspeção Municipal da capital (SIM) reuniram-se na tarde desta terça-feira, 24 para estreitarem parceria no combate a produção clandestina de pescado e buscarem mecanismos que facilitem a regularização deste setor junto aos órgãos de inspeção.

Na reunião, os órgãos avaliaram que existe um grande número de produção informal de pescado em Palmas, além disso, há uma ausência de estabelecimento com registro no Serviço Oficial de Inspeção e a entrada de pescado de outros estados na capital.

Foram definidas algumas ações que contribuirão para a regularização do setor de pescado, entre elas: a facilitação do registro junto aos órgãos de inspeção; executar uma ação conjunta de educação sanitária na cadeia produtiva de pescado de Palmas; envolver outros agentes públicos nesta discussão; incentivar a implantação de frigoríficos de pescado na capital e fortalecer a parceria entre os órgãos para o combate ao comércio clandestino de peixes.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antonio José de Souza Caminha destacou que o encontro foi positivo, pois segundo ele há um grande desafio neste setor na capital. “O pescado é fundamental para a economia da cidade, porém, ele precisa ser comercializado dentro das normas de inspeção sanitária para que tenhamos um produto com qualidade e que, possa ser consumido de maneira segura sem riscos para a saúde humana,” destacou Antônio José.

Para o gerente do SIM de Palmas, Guilherme Vaz Burns o trabalho conjunto entre os órgãos tanto no combate a produção clandestina, quanto no incentivo ao fomento e facilitação na regularização da cadeia de pescado trará mais qualidade aos alimentos produzidos na cidade. E a gerente da Visa de Palmas, Joselita Monteira acrescentou que os desafios na fiscalização são grandes, porém acredita na parceria com outros órgãos de controle para solucionar esta questão na capital. (Da Adapec)

 


Clique no ícone acima e assista a primeira parte da
reportagem sobre o Sítio Estiva, em Palmas (TO)

Clique no ícone acima e confira a segunda parte da reportagem
especial sobre o trabalho de Anízio Moura Filho e dona Maria Santa 

CONFIRA TAMBÉM 

Empreendedorismo rural: Matemático e professora deixam profissões, passam a se dedicar ao campo e, em meio à pandemia, hoje administram sítio

Em meio à pandemia, conceitos básicos do empreendedorismo guiam casal Anízio e dona Maria Santa

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O TEMA 

Balde Cheio em Rede tem ajudado a mudar hábitos em propriedades que se dedicam à pecuária leiteira no Tocantins e Pará


Clique no ícone acima e confira o programa de hoje


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 
Clique no ícone acima e confira a entrevista


Clique no ícone acima e confira a reportagem




Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Clique no ícone acima e confira o programa


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Sicredi Rio Paraná PR/SP disponibiliza R$ 150 milhões para produtores rurais da região no Plano Safra

Com “Drive Rural”, Sicredi Rio Paraná PR/SP leva informações do Plano Safra a produtores

Assessor da Sicredi Rio Paraná PR/SP detalha seguro agrícola e dá orientações a produtores rurais

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SICREDI 


Clique no ícone acima e assista a entrevista

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo

Nova opção para atendimento dos cooperados: Sicredi inaugura agência em Araguaína, no norte do Tocantins.

“Somos parceiros do agricultor; Temos como objetivo de fazer com que ele cresça”, afirma presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP.


Clique no ícone acima e assista a entrevista


 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio 

 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário