Criada em 17/11/2021 às 08h15 | Agronegócio

Adapec solicita ao Mapa autorização para manutenção de cultivo excepcional de soja nas planícies tropicais

A Adapec solicitou a manutenção do cultivo de soja no período de excepcionalidade para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes de soja conforme categorias e padrões autorizados pelo Mapa, inclusive para reserva de parte da produção de sementes para uso próprio.

Imagem
A Adapec solicitou a manutenção do cultivo de soja no período de excepcionalidade para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes de soja; (Foto: Marley Camilo)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

Adapec protocolou na tarde desta terça-feira, 16, na sede da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins, um processo onde solicita a manutenção da autorização de cultivos excepcionais de soja realizados nas planícies tropicais sob o sistema de subirrigação.

Segundo o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, a solicitação atende a uma medida estabelecida este ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a qual estabelece que, a partir de 2022, os estados que cultivam soja no período de excepcionalidade à janela de semeadura deverão oficializar este pedido anualmente ao Mapa.

A Adapec solicitou a manutenção do cultivo de soja no período de excepcionalidade para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes de soja conforme categorias e padrões autorizados pelo Mapa, inclusive para reserva de parte da produção de sementes para uso próprio.

A Agência juntou ao processo, uma Manifestação Técnica, onde ela justifica e embasa o pedido, com base em dados técnicos e na legislação estadual elaborada pela Agência, que demonstra o controle da ferrugem asiática na produção de soja nas planícies tropicais no período de excepcionalidade. (Da Adapec)

VEJA TAMBÉM 

Produtores levarão pauta de reivindicações ao governo em evento que marca abertura oficial da colheita de grãos no Tocantins

Aprosoja-TO inicia trabalho para revisar normas de exclusividade de plantio de sementes na região sul do Tocantins

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA 


Clique no ícone acima e confira a entrevista

Clique no ícone acima e confira o programa 
Norte Agropecuário no Rádio, na Jovem FM

“Lobby muito grade”, cita presidente eleito da Aprosoja Brasil ao criticar calendarização do plantio de grãos e uso de sementes salvas.

Presidente eleito da Aprosoja Brasil critica duramente medida do governo do Tocantins de mudar regras sobre sementes salvas.

Instrução Normativa da Defesa Agropecuária autoriza agricultores do Estado do Tocantins a produzir sementes salvas

Conquista da Aprosoja-TO: agricultores comemoram autorização para uso de sementes salvas no Tocantins.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário