Criada em 09/03/2022 às 08h47 | Pesquisa

Certificação de abacate da variedade “Hass” ao mercado norte-americano foi tema de treinamento para engenheiros agrônomos

No evento os participantes foram treinados em aulas teóricas e práticas e habilitados junto ao Mapa, visando a inspeção a campo, monitoramento, reconhecimento e detecção da broca-do-abacate (Stenoma catenifer).

Imagem
Esse é mais um passo importante para a abertura de mercado destinado à exportação. (Foto: Divulgação)

Mais um passo importante para abertura do mercado destinado à exportação de frutos de abacate (Persea americana P. Mill) da variedade “Hass” para os Estados Unidos da América foi concretizado no dia 22 de fevereiro de 2022, conforme plano de trabalho pré-estabelecido entre os mercados brasileiro e norte-americano.

Nesta data foi realizado o LVIII Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), organizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento foi realizado na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (ASSENAG) de Bauru tendo como palestrante o pesquisador Aloísio Costa Sampaio, professor da Universidade Estadual paulista (UNESP-Bauru).

No evento os participantes foram treinados em aulas teóricas e práticas e habilitados junto ao Mapa, visando a inspeção a campo, monitoramento, reconhecimento e detecção da broca-do-abacate (Stenoma catenifer), praga restritiva ao comércio internacional de frutos de abacate destinados aos EUA. O treinamento de monitoramento a campo foi realizado na Fazenda Jaguacy em Bauru, propensa exportadora de frutos, tendo um representante entre os participantes do curso.

Participaram 22 engenheiros agrônomos da inciativa privada dos estados de São Paulo e Minas Gerais; representantes dos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal de São Paulo e Minas Gerais, sendo 16 servidores da CDA-SP e um funcionário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA-MG); e representantes do Mapa, sendo um do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) de Brasília, dois da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP) e um da SFA-MG.

“Esta etapa do plano de trabalho visa reconhecer e aprovar a proposta de implementação dos critérios de certificação fitossanitária de origem em propriedades e casas de embalagem, com vistas ao estabelecimento de Lugares/Locais de Produção Livres da Praga (LLP) Stenoma catenifer, por meio de monitoramentos oficiais em áreas pré-estabelecidas em projeto técnico apresentado pelos interessados”, disse Marlon Peres da Silva, diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal, da CDA.

Peres disse ainda, que “após dois meses de monitoramentos oficiais, visando a comprovação e o reconhecimento oficial pelo Mapa de LLP, segundo estabelecido no plano de trabalho bilateral, outros requisitos mínimos exigidos para manutenção de status das áreas estabelecidas como LLP deverão ser adotados e registrados pelo produtor e responsável técnico habilitado e devidamente catalogado e auditado pela CDA, com o intuito de fomentar o programa de exportação de frutos de abacate “Hass” do Brasil para os Estados Unidos e países afins”.

O alicerce, planejamento e a realização deste importante mercado de exportação que se abre para o Brasil é um esforço conjunto entre o Serviço de Inspeção da Saúde Animal e Sanidade Vegetal (APHIS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Mapa, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da CDA, e conta com a força e comprometimento imprescindíveis dos produtores e responsáveis técnicos do agronegócio paulista.

Os interessados do setor em participar deste novo mercado podem obter as informações referentes às exigências estabelecidas no plano de trabalho e a documentação necessária por meio dos atendimentos nas regionais que compõe seu município de abrangência ou acessando o site da CDA pelo link https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/?/exportacao-de-frutos-variedade-hass-para-os-eua/&cod=129. (Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário