Criada em 08/05/2017 às 16h52 | Agronegócio

Mais de 40 expositores tocantinenses mostram a diversidade da agricultura familiar do Estado nesta edição da Agrotins

Os produtos serão expostos na Vitrine da Agricultura Familiar. Trata-se de artesanatos de jatobá, em palha de babaçu, em madeira, biojoias, além de óleos, doces, compotas, conservas, liclicores, geleias, farinha, polvilho, paçoca, biscoitos, mel, banana, laranja, dentre outros.

Imagem
Quem for à feira poderá conhecer a diversidade do artesanato tocantinense feito pelos indígenas, quilombolas e povos tradicionais. (Foto Arquivo Ruraltins)

Alaides Cardoso
DE PALMAS

Mais de 40 expositores, vindos de todas as regiões do Estado vão estar presentes mostrando sua arte e cultura de diversas formas, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontece de 09 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Os produtos estarão disponíveis na Vitrine da Agricultura Familiar, espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) dentro da Feira, e de acordo com a extensionista e uma das responsáveis pela mobilização e organização dos expositores, Cássia Medrado, quem visitar a feira vai conhecer a diversidade do artesanato tocantinense, que estará sendo representado pelos indígenas, quilombolas e povos tradicionais. “São diversos produtos feitos do babaçu, capim dourado, madeira, além de comidas típicas e produtos da agricultura familiar, como frutas, legumes e cereais”, afirmou a extensionista.

Serão expostos ainda produtos como artesanatos de jatobá, em palha de babaçu, em madeira, biojoias, além de óleos, doces, compotas, conservas, licores, geleias, farinha, polvilho, paçoca, biscoitos, mel, banana, laranja, dentre outros.

A artesã Tereza Alves dos Santos, moradora de Taquaruçu, vai levar para Agrotins artesanatos com palha de babaçu, a exemplo de cestas, mandalas, jogo americano e peças de decoração. “Participar da Agrotins vale muito à pena, pois consigo mostrar meu produto para pessoas de diversas partes do Brasil e alcançar uma renda extra”, disse a artesã.

O produtor Jilcélio Nunes participa pela quarta vez e nesta edição traz rapadura e melado. Para atrair o público, ele conta que fará uma degustação. “Os produtos são de alta qualidade, e por meio da Agrotins nos tornamos conhecidos. Graças à feira, hoje, comercializamos em lojas de conveniências e em uma rede de supermercados da capital”, acrescentou o produtor.

VITRINE DO RURALTINS

A Vitrine da Agricultura Familiar é o espaço do Ruraltins dentro da Agrotins. No local, além de exposição de produtos, na parte de campo será apresentado um modelo de Fazenda Sustentável, trazendo as principais culturas apropriadas ao produtor rural. Dentre elas estão: milho irrigado, abóbora, melancia e fava tutoradas, feijão caupi e comum, coco consorciado com açaí, eucalipto consorciado com sorgo, horta circular, caprinocultura, piscicultura, dentre outras.

O espaço contará ainda com um pesque e leve, o Sistema Agroflorestal (SAF) e com auditórios onde serão realizadas palestras abordando diversos temas.

AGROTINS 2017

Considerada a maior feira de agronegócio da região norte, a Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo.

A feira tem como objetivo levar conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando a transferência de tecnologia aos produtores rurais e a sociedade.  Para esta edição, a Agrotins traz como tema Água: Sustentabilidade da Vida. Desafio de Produzir Frente às Mudanças Climáticas. (Da Seagro)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário